sexta-feira, 17 de março de 2017

Atividade com substantivo para 4º ano




Olá.

Hoje vim compartilhar com vocês uma atividade muito bacana para quem trabalha com os maiores.
Consiste em usar um jogo para ensinar substantivo, as crianças adoram, a aula fica bem mais dinâmica e eles fixam melhor o conteúdo.

Para quem trabalha com 4º e 5º ano sabe que não é fácil ensinar tanto conteúdo para a turminha, que ainda são crianças e sentem falta de aulas mais lúdicas.

Mas o currículo é tão extenso, temos tantos projetos e tanta papelada para dar conta, que muitas vezes deixamos de dar aquela aula gostosa, de fazer uma brincadeira ou um jogo mais agradável, e isso acaba refletindo diretamente na motivação e aprendizagem de nossos alunos.

O tema de hoje é substantivo, para trabalhar este conteúdo eu sugiro um jogo super comum, que a maioria das crianças já conhecem, mas não se cansam de jogar, Stop, este jogo é ótimo para trabalhar substantivo, pois estamos sempre buscando por nomes das coisas para preencher o formulário primeiro e ganhar mais pontos.

Vamos ao passo a passo:

1. Faça uma roda de conversa e verifique o conhecimento prévio dos alunos, observe o que eles já sabem, se sabem o que é substantivo, se conseguem classificá-los e etc.

2. Explique aos alunos o que é substantivo e onde usamos esta classe de palavra no dia a dia, qual a sua importância.

3. Aplique alguns exercícios para saber se os alunos compreenderam.

4. Agora é o momento de jogar. Primeiro divida a lousa em duas partes e faça meninas contra meninos, ou monte duas equipes mista, sorteie uma letra e vai um aluno de cada equipe escrever os substantivos.

5. Depois você pode fazer variações, colocando-os para jogar com folhas, em dupla ou em equipes menores.

Você ainda pode variar jogando no computador, caso sua escola disponibilize  laboratório de informática.

Essa atividade é muito interessante e permite o trabalho com substantivo de maneira lúdica e prazerosa, você pode fazer uma roda de conversa  no final da brincadeira e classificar os substantivos.

Eu espero que gostem.
Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário