segunda-feira, 27 de março de 2017

Diário de classe na Educação Infantil


Olá.
Hoje vamos tratar de um assunto que interessa muitos colegas e que no final do bimestre deixa muita gente louca. O diário de classe, neste post falaremos mais especificamente da Educação Infantil.

Vamos falar um pouco sobre as funções do diário e seu preenchimento.

O preenchimento do Diário de classe é uma tarefa que todo professor deve executar  e entregar no final de cada bimestre para que  seja supervisionado e assinado (geralmente é o diretor ou vice diretor da escola que supervisiona esta tarefa).

Não é difícil de ser preenchido, mas requer muita atenção e algum tempo.

Na Educação Infantil, o preenchimento do diário de classe não é tão diferente do Ensino Fundamental, se difere apenas nos conteúdos e na forma de avaliação.

Se você tem interesse em saber mais sobre o Diário de classe no Ensino Fundamental, falo sobre ele neste post aqui. .

Na Educação Infantil o Diário de deve ser preenchido frequentemente, o segredo é não deixar acumular e ter um semanário organizado, pois é dele que você vai tirar os conteúdos programáticos.


Vamos começar pela capa, deve ser preenchida como no modelo acima, muito simples.


Aqui temos o campo 3 e o 4, em cima da página onde está escrito "classe" você deve repetir as informações da capa, turma, período e etc.

Já o campo 4 é onde deve ser colocado o nome dos alunos de acordo com uma lista que a escola irá fornecer.




Aqui é o campo de frequência dos alunos, onde marcamos as faltas e presenças, aconselho que faça a chamada todos os dias e já marque direto no diário para não deixar acumular serviço, se sentir insegurança, pode fazer de lápis e passar a caneta no final da semana.




Para separar os meses do bimestre você pode pular uma coluna.




Aqui nesse campo você deve colocar os conteúdos programáticos, que é o que foi trabalhado em sala de aula, na Educação Infantil trabalhamos muito com coordenação motora, noção espacial, noção temporal, nome próprio, identidade, hábitos de higiene e etc.

Nessa parte você vai fazer praticamente uma cópia do seu semanário, por isso é importante que este documento seja bem elaborado e organizado.



Logo abaixo dos conteúdos programáticos tem um campo para a assinatura do professor. Verifique se está tudo ok com seu diário antes de assinar.


O campo 7 serve para avaliação, no caso da Educação Infantil não é muito utilizado porque a avaliação nessa modalidade de ensino costuma ser feita por meio de relatórios, se for esse o caso da sua escola não será necessário preencher esse campo.

No vídeo abaixo falo um pouco sobre o Diário de Classe na Educação Infantil e dou algumas dicas.
Confiram.



Espero que gostem.
Um grande beijo e até mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário