quinta-feira, 1 de junho de 2017

Atividades para Festa Junina

Olá.

Chegou o mês de junho e a maior parte das escolas trabalham o tema "Festa Junina", que é uma festa típica muito tradicional aqui no Brasil.

Hoje vou sugerir algumas atividades impressas, dessas que a gente pode pesquisar na internet, mas que apesar de simples são muito significativas e ajudam muito no processo de aprendizado dos nossos pequenos.

É uma festa muito típica e a maioria dos pais levam as crianças em festinhas de bairro, quermesses realizadas por instituições religiosas entre outras. As próprias festas promovidas pelas escolas costumam ser bem frequentadas pela comunidade.

Sendo assim, é um tema importante para trabalhar em sala de aula, que é significativo para os alunos e faz parte da realidade deles, portanto além das atividades que sempre oferecemos, como pintar desenhos, fazer cruzadinhas, poemas e outras, não deixe de fazer uma boa roda de conversa e debater sobre o tema, levantar os conhecimentos prévios dos alunos e verificar o que eles já sabem e o que gostariam de aprender.

Para quem trabalha com os maiores dá para solicitar pesquisas sobre a origem da Festa Junina, costumes, receitas, danças e diferenças entre as regiões.

Vou deixar algumas atividades, que pode imprimir e aplicar individualmente, mas não se esqueça que essas mesmas atividades também podem ser trabalhadas em grupos, imprimir em tamanhos maiores ou fazer a atividade proposta em uma cartolina.






















texto fatiado - alfabetização







Espero que gostem.

Um grande beijo e até mais.



2 comentários:

  1. Quais as respostas da primeira foto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco.
      As palavras embaralhadas são: caixa, areia, brindes e varinhas.
      Na sacola a criança pode colocar brindes comuns em festa junina, como brinquedos, jogos e etc.
      Espero ter ajudado.

      Excluir