quarta-feira, 28 de junho de 2017

Empunhadura do lápis, como ajudar seu aluno

como ajudar seu aluno a segurar o lápis corretamente

Olá.

Neste post vamos falar sobre a maneira que a criança segura o lápis e como ajudar os alunos a segurá-lo corretamente.

Na foto acima tem um exemplo de empunhadura incorreta do lápis. A criança em questão já está em um segmento avançado do Ensino Fundamental e ainda segura o lápis dessa forma, o que lhe acarreta muitas dificuldades.

A empunhadura do lápis é a maneira como a criança segura o objeto para escrever, isso envolve todo um processo de desenvolvimento motor. É claro que cada pessoa tem suas particularidades e nem todos seguram o lápis do mesmo jeito, mas quando a criança segura de forma errada isso acarreta em dificuldades.

A maneira correta, mais comum  de segurar o lápis é fazendo uma pinça com o dedo polegar e o indicador e usando o dedo médio como apoio, conhecido como método tripé, como está ilustrado na foto abaixo.

método tripé



A criança deve começar a desenvolver a coordenação muito antes de escrever, o desenvolvimento parte de uma motricidade grossa para a fina, portanto quando a criança brinca, segura objetos, arremessa, entre outros exercícios já está se preparando para empunhar o lápis corretamente.

Quando a empunhadura do lápis é incorreta pode gerar problemas como lentidão, frouxidão, letra ilegível e até mesmo dores. É por volta dos 5 ou 6 anos que a criança começa a empunhar o lápis adequadamente, e, justamente nesta fase que devemos observar e fazer as intervenções necessárias, pois mais tarde será mais difícil de modificar essa empunhadura.

Para mudar a empunhadura é preciso um trabalho contínuo, muita paciência e tempo, pode levar de dias até mesmo semanas.

Existe alguns adaptadores que pode ajudar o aluno desenvolver a empunhadura correta, são borrachas colocadas no lápis para engrossar o mesmo ou peças de plástico que facilitam a empunhadura. Estes objetos podem ser encontrados em lojas ortopédicas, de materiais pedagógicos ou em papelarias.

Você ainda pode confeccionar adaptadores para os alunos, envolvendo o lápis com EVA.

Atividades para crianças menores de 5 anos

  • rasgar papel
  • amassar papel
  • segurar ou arremessar objetos
  • peças de encaixe (legos)
  • martelar objetos, brinquedos
  • manuseio de massa de modelar 
  • manuseio de argila


Atividades para crianças maiores que pegam de maneira incorreta no lápis

  • utilização de lápis curto
  • utilizar lápis triangular e jumbo
  • pinçar o lápis com o polegar e o indicador, depois virar para a direção do corpo
  • segurar uma bolinha com os dedos mínimo, anelar e médio enquanto pinça o lápis e escreve
  • utilizar um prendedor de roupa para ajudar na postura correta da mão.


Muitas vezes pais e até mesmo alguns professores dão pouca importância para a empunhadura da criança, mas esse é um detalhe importante que pode influenciar diretamente no aprendizado.

Eu espero que gostem.

Um grande beijo e até mais.

4 comentários:

  1. Quando eu estava na primeira serie peguei o lapis com a mão esquerda minha madrasta me obrigou escrever com a mão direita ai então eu conseguia escrever com as duas mãos até eu ter uma depressão e dai para frente não consegui mais ter cordenação com nenhuma das mãos fico muito triste com essa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Realmente é uma situação muito triste. Não devemos forçar as crianças, elas vão escrever com a mão de dominância naturalmente. A coordenação pode ser treinada e as dificuldades podem ser superadas.
      Obrigada por contribuir com seu comentário.

      Excluir
  2. Adorei o conteúdo, me ajudou muito a entender a importancia e como ajudar meu aluno... volto pra dizer se deu tudo certo. rs Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Tenho 15 anos e escrevo da exata maneira da primeira imagem e ninguém nem meus pais ou professores já tentaram me ajudar ou sequer comentaram comigo sobre o tema, então decidi pesquisar sobre sozinho, e vou começar a por em prática as dicas que foram dadas obg pela ajuda

    ResponderExcluir