segunda-feira, 12 de junho de 2017

Painel de combinados

modelo de painel para combinados - Educação Infantil

Olá.
O que é combinado não sai caro!  Esta é uma frase muito usada e que cai bem com o assunto de hoje, vamos falar sobre os “combinados” quem atua em sala de aula sabe que em muitos momentos isso salva nossas aulas.

Sabemos que estabelecer uma rotina é muito importante na gestão de sala de aula, junto com essa rotina vem as regras de convivência, já que os pequenos terão que conviver em grupo.

Os "Combinados" são um conjunto de regras estabelecidas que serve para facilitar a convivência em grupo e deixar as aulas mais harmoniosas, já que teremos menos conflitos.

Para que sejam eficientes é necessário reservar um tempo da sua aula para estabelecer tais combinados com a turma, faça uma roda de conversa e deixem que os próprios alunos sugiram combinados. Dê exemplos de situações desagradáveis e pergunte se eles gostariam se isso acontecesse com eles, então mostre que não é legal fazer com o colega aquilo que não queremos para nós.

Você verá que os combinados vão surgindo aos poucos e de acordo com a necessidade da turma vá sugerindo outros.

Se for uma turma que as crianças se agridem fisicamente, por exemplo, combine que não pode bater no colega, se forem muito desatentos, combine que deverão prestar atenção.

Você pode colocar alguns combinados inicialmente, apenas aqueles que tem mais necessidade, então quando as crianças já estiverem cumprindo vá acrescentando novos combinados de acordo com a necessidade.

O painel de combinados da foto acima é uma excelente opção para expor os combinados feitos com a turma, pois é de um material acessível, fácil de confeccionar e permite colocar e retirar combinados facilmente.

Usamos apenas TNT, cola, EVA com gliter e alguns prendedores de roupa.

Você pode fazer plaquinhas com os combinados e colocá-las no painel todos os dias, logo no início da aula, assim relembra os combinados com os alunos.

Para os pequenos é preciso colocar um desenho que represente o combinado, assim eles vão fixar melhor.

Sempre trabalho com combinados e dá muito certo, não importa a faixa etária, utilizar alguns minutos da aula para relembrar as regras estabelecidas pelo grupo é um ganho e tanto.

Mas para funcionar é preciso ter paciência e fazer os combinados todos os dias. 

Segue outro modelo de painel fácil de fazer e que pode servir para colocar os combinados.
modelo de painel para combinados educação infantil

Eu espero que gostem.

Um grande beijo e até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário