quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Mostra Cultural


Olá.

Todo ano é a mesma coisa... é só chegar os meses de outubro e novembro que as escolas ficam a todo vapor rumo à Mostra Cultural.

Este tipo de evento se tornou muito popular tanto nas escolas públicas como nas privadas e já está se transformando em uma espécie de "tradição".

A Mostra Cultural consiste em uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos durante o ano.

Geralmente tem como objetivo principal valorizar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, os quais podem ser apresentados nas mais diversas formas: desenhos, fotografias, teatro, danças, poesia, exposição de trabalhos manuais, palestras entre outros.

Na Mostra Cultural deve ser envolvido todos os conteúdos de maneira interdisciplinar. 

Esse tipo de atividade pode ser o ponto de culminância para algum Projeto da escola, além de incentivar a pesquisa, a criatividade, a autonomia , de socializar experiências e aprendizagens, a Mostra Cultural ainda aumenta a interação entre escola e comunidade, melhorando a relação da família com a escola.

É claro que nem tudo são flores, para que o evento seja um grande sucesso é necessário trabalho duro e muito planejamento, tem algumas dicas de como organizar uma Mostra Cultural neste poste aqui.

É muito importante que seja definido o que será trabalhado no início do ano e que o trabalho seja desenvolvido ao longo das aulas, para que seja significativo.

A participação dos alunos também é de suma importância e fica muito interessante quando os trabalhos expostos tem a cara deles. Então deixe seus alunos produzirem o que for necessário, cartazes, maquetes, painéis e etc.

Você ainda pode e deve pedir ajuda ao pais, para a produção de alguma atividade em família, com materiais ou fotos que necessite, os trabalhos podem ser apresentados de diferentes formas, pastas, portfólios, painéis, cartazes, esculturas e tudo o que a criatividade mandar.

Alguns autores como Bourdieu, Gardner e Paim nos dá subsídio para sustentar que um evento como a Mostra Cultural pode ser de grande relevância para a aprendizagem dos nossos alunos, vale a pena conferir o que eles dizem.

Atividades culturais estimulam o cérebro, melhoram a concentração e a memória, além de desenvolver valores éticos e ensinar nossos pequenos a conviver com as diferenças.

Então, para quem está se preparando para a Mostra Cultural, vamos arregaçar as mangas e fazer deste evento um sucesso.

Espero que gostem.
Um grande abraço e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário