terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Adaptação escolar


Olá.

Hoje vamos falar sobre este período tão difícil que é a adaptação escolar, e o que podemos fazer para tornar essa experiência mais fácil.

O que é adaptação? 

É o período que corresponde as primeiras semanas de aula, onde a criança que nunca foi à escola deve se acostumar a nova rotina e a conviver com outras crianças.

Geralmente quem vive esse tipo de situação são crianças da Educação Infantil, principalmente da creche, que estão indo para a escola pela primeira vez na vida.

As crianças do Ensino Fundamental costumam passar por um processo semelhante, que chamamos de readaptação, esse processo é bem mais fácil, pois as crianças do Ensino Fundamental já frequentavam a escola e basta se readaptar à rotina.

As partes envolvidas

Todos que mantem contato com a criança podem ajudar, mas os principais agentes nesse processo são: os pais, a gestão escolar e os professores.

Pais:  Conversem com a criança a respeito da escola. Explique como será a rotina dela, quanto tempo ela vai ficar na escola e etc.

Não use a escola para ameaçar ou punir a criança (dizendo que se não se comportar vai para escola e coisas desse tipo).

Evite demonstrar insegurança ou medo, vá a escola sem a criança e peça para conhecer o ambiente, os professores e o trabalho pedagógico, assim ficará mais tranquilo e seguro.

Gestão escolar:  Para ajudar no processo de adaptação da criança faça um bom planejamento, converse com toda a equipe e deixe todos preparados para receber as crianças.

Prepare a escola, deixe-a com uma decoração bonita e agradável,verifique os materiais e brinquedos disponíveis e se estão adequados para o uso.

Toda a equipe  deve falar a mesma língua, para isso defina regras bem claras com a equipe.

Faça uma reunião com os pais e apresente a proposta pedagógica da escola, a forma de trabalho e a rotina.

Professores: Conheça a turma, leia relatórios, fichas individuais dos alunos, verifique a idade deles, de que escola estão vindo ou se é a primeira vez que vão frequentar a escola.

Prepare um bom planejamento, com atividades lúdicas e acolhedoras. Abuse das brincadeiras e dinâmicas.

Deixe a sala de aula organizada e bonita para receber os alunos, afinal todos gostam de um ambiente agradável.

Tenha muita paciência com os pequenos, as crianças menores tendem a chorar mais, nesse caso precisamos ter paciência e ser compreensivo.

Deixe todo o material que irá utilizar preparado com antecedência para facilitar na hora da aula.

Faça atividades diagnósticas para conhecer bem a turma com a qual irá trabalhar, assim poderá elaborar um bom planejamento.

Em alguns casos a criança chora muito e não para, se isso acontecer você pode pedir para algum funcionário sair da sala com ela por uns minutos, dar um pouco de água para acalmá-la. Caso não resolva pode até ligar para os pais, mas converse e explique que isso não poderá ser feito todos os dias e ela terá que se acostumar com a nova rotina.

Algumas escolas fazem horários diferenciados nas primeiras semanas, deixando a criança na escola por poucas horas e depois vai aumentando gradativamente.

O período de adaptação pode ser muito difícil, mas com organização, calma e um bom planejamento é possível suavizar essa fase.

Eu espero que gostem.

Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário