terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Atividades diagnósticas

Olá.

Está certo que as aulas já retornaram há algumas semanas, mas sei que ainda tem muitos professores que estão em fase de diagnóstico com suas turmas, principalmente quem trabalha com crianças na faixa etária de 5 a 6 anos.

Antes de iniciar qualquer tipo de projeto, sequência didática ou até mesmo para planejar suas atividades do dia a dia é preciso conhecer bem a turma e saber exatamente em que nível cada um está.

Para quem trabalha com alfabetização a atividade diagnóstica mais utilizada é a sondagem , ditado que serve para avaliar a hipótese de escrita da criança.

Porém não podemos nos esquecer de que existe inúmeras habilidades que precisamos verificar como a criança desenvolveu, muitas delas requisitos para a alfabetização, então atividades com números, com formas geométricas, cores, brincadeiras  entre outras podem e devem ser usadas para avaliar o desenvolvimento do aluno e fazer um levantamento de seus conhecimentos prévios.

Só assim saberemos que rumo tomar.

Segue algumas atividades que podem ser utilizadas nesta etapa.


Pelo desenho de uma criança é possível avaliar muitos aspectos, a coordenação motora, noção espacial, maturidade e coerência são alguns deles.

Deixe o aluno desenhar livremente e ofereça diversos tipos de materiais.


Esta atividade é uma boa opção para verificar quem já  escreve seu próprio nome, as letras que conhece e a partir daí o professor pode iniciar um trabalho para ajudar os alunos.


Aqui um modelo básico para realizar uma sondagem, lembrando que a mesma pode ser feita numa folha em branco sem ilustrações.

As sugestões de hoje são estas, se quiser saber mais sobre diagnóstico escolar basta clicar aqui e verificas este post sobre o assunto.

Eu espero que gostem.

Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário