segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Diagnóstico escolar



Olá.

O termo diagnóstico, muito usado na área médica, se caracteriza pela identificação da causa de sintomas físicos e mentais, já no âmbito escolar vêm sendo usado amplamente  para se referir a um conjunto de atividades que permite o professor avaliar o aprendizado, conhecer melhor a turma e identificar dificuldades.

Atividades diagnósticas são fundamentais para que o professor desenvolva um bom trabalho desde seu planejamento ao desenvolvimento do conteúdo.

Verifique antes quais são os objetivos de sua escola, o que deseja que sua turma atinja no decorrer do ano.

Prepare previamente as atividades. Com alunos da Educação Infantil abuse de brincadeiras e atividades que envolvam arte como:

- Desenho Livre -  avalie como a criança utiliza o papel, como pega no lápis, o tipo de traço e a fase em que seu desenho se apresenta.

- Jogo da Memória - O tradicional jogo da memória pode ser jogado em tamanho original ou em uma versão grande.

- Pega varetas - Pode ser utilizado para observar a coordenação motora fina e movimentos de pinça, você pode construir um jogo gigante com os alunos utilizando jornal.

- Circuito - Coloque vários obstáculos como pneus, bambolês e o que mais tiver disponível e proponha desafios aos pequenos, peça que pule, role, passe por baixo, andem de costas, pule de um pé só. Assim poderá avaliar a noção espacial, coordenação global, coordenação visomotora entre outros aspectos.

- Contagem de objetos - Utilize o que tiver disponível, pode ser uma coleção de tampinhas, bolinhas de papel, os lápis ou outro material, você pode utilizar números impressos para representar as quantidades, assim poderá observar a noção de quantidade, representação numérica, noção de sequência.

- Roda de conversa - A velha e boa roda de conversa é uma atividade constante que permite avaliar muitos aspectos, entre eles o desenvolvimento da oralidade, clareza e coerência de pensamento e questões comportamentais como esperar a vez e respeito ao colega.

- Montar história com sequência lógica - Esta atividade permite avaliar o desenvolvimento do raciocínio lógico da criança.

Com estas atividade você vai conseguir observar se a criança conhece números, se tem noção de quantidade, como está sua coordenação global e fina, seu desenvolvimento oral, noção de sequência, desenvolvimento do raciocínio lógico, memória e etc.

Não se esqueça de fazer anotações e registros, assim terá um parâmetro para observar o avanço de seus alunos.

Já no Ensino fundamental é preciso avaliar todos os aspectos, mas dê uma atenção especial para a alfabetização.

Acrescente atividades que possibilite avaliar o nível de leitura e escrita dos alunos, além de exercícios que envolvam as 4 operações matemáticas.

Algumas sugestões de atividades são:

- Trilha Matemática - É uma ótima opção para verificar como os alunos estão se saindo nas operações matemáticas, se quiser saber mais falo sobre a trilha matemática neste post aqui. 

- Sequência Lógica - Você pode aumentar ou diminuir o grau de dificuldade de acordo com a turma, uma boa alternativa é aproveitar a atividade e pedir uma produção de texto, assim já observa a escrita dos alunos.

-Leitura - Desde uma simples leitura ou em forma de dinâmica, não deixe de avaliar como seu aluno lê em voz alta e também a leitura silenciosa.

- Ditado diagnóstico - Esse é aquele famoso ditado com 4 palavras do mesmo campo semântico e uma frase, que serve para avaliar a hipótese de escrita da criança. Muitas escolas exige esse tipo de avaliação.

Atividades diagnósticas fazem parte do cotidiano escolar, são importante porque nos mostra com maior clareza o desenvolvimento, avanço e dificuldades dos alunos.

O registro pode ser feito por meio de relatórios (não precisa ser grande) ou gráficos.

Guarde os resultados para comparar com avaliações posteriores assim poderá visualizar com clareza o desenvolvimento da turma.

Eu espero que gostem.

Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário