segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Letras móveis



Olá.

Letras móveis é uma excelente opção para quem trabalha com alfabetização, pois proporciona o contato constante com o alfabeto, dá a possibilidade de desenvolver atividades lúdicas e ajuda a criança a exercitar a escrita.

Esse tipo de material é facilmente encontrado em papelarias, lojas de  materiais escolares ou bazar, mas se caso sua escola não disponibilize as letras móveis ou a quantidade que possui é pouca para o uso da turma toda, uma alternativa é confeccionar suas próprias letras, pode ser com qualquer tipo de material (eva, cartolina, papel cartão).

Corte em quadrados pequenos e depois escreva as letras com caneta hidrocor, ou canetão, se preferir pode imprimir as letras e colar .

Você ainda pode usar tampinhas de garrafa para confeccionar letras móveis, pode confeccionar junto com os alunos e transformar tudo em uma atividade.

As letras da foto acima foram confeccionadas com sobras de cartolina e canetinha, você pode passar um papel contact transparente se quiser que o material fique mais protegido.

Gosto de utilizar letras móveis de diversas formas:

- Manuseio livre, nesse caso observo as palavras que as crianças tentam formar e como está o nível da escrita.

- Ditado.

- Reescrita de pequenos textos.

- Desafios.

Dá para realizar muitas atividades com as letras móveis, é um material indispensável para sala de aula, basta usar a criatividade.

Eu espero que gostem.

Um grande beijo e até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário