sexta-feira, 30 de março de 2018

Atividades para 1º ano

Olá.

Hoje vim compartilhar com vocês algumas atividades para turmas de 1º ano.

Sabemos que esse é um segmento difícil de trabalhar e que sofre muita pressão, pois as crianças ainda são pequenas e imaturas e precisam ser alfabetizadas, logo começa uma corrida que pode tirar o sono de muitos professores e deixar os alunos cansados e desmotivados.

Se você trabalha com uma turminha de 1º ano confira algumas sugestões.



A atividade acima, pode ser utilizada para trabalhar com sequência numérica, a criança precisa apenas completar os números até 10. Pode ser realizada em sala de aula ou enviada como lição de casa, como é simples e fácil de ser realizada a criança terá pouca possibilidade de apresentar dificuldades ao realizar a atividade sozinha.

Atividades desse tipo é uma alternativa a repetição de numerais.



Para quem está trabalhando as vogais ou apenas para revisar, esta atividade  aborda a letra  A . O trabalho com recorte é trabalhoso porém rico, pois trabalha a coordenação motora, a atenção, que a criança terá que ter ao procurar a letra e geralmente é uma atividade que eles adoram!

Se você preferir também pode enviar como lição de casa.





Nesta atividade trabalhamos noção de quantidade, representação numérica, formas geométricas e coordenação motora fina. Quanta coisa não é mesmo? isso em uma simples atividade. Pode ser aplicada em sala ou como lição de casa.




Essa atividade foi utilizada para trabalhar as partes da casa, antes recomendo que faça uma roda de conversa sobre o tema e que mostre imagens de partes de uma casa.

Mostre o desenho para os alunos e pergunte onde fica cada parte, cozinha, sala e etc.

Depois que os alunos identificarem é hora de recortar as palavras ao lado e colar nos locais correspondentes. Como a atividade foi preparada para uma turma de 1º ano, foi considerado que as crianças ainda não estão alfabetizada, por isso é recomendado que o professor faça um cartaz ou um desenho na lousa e identifique cada palavra mostrando para as crianças onde está escrito cozinha, sala e as outras palavras.

Auxilie os alunos durante as atividades e chame atenção deles para as letras que já conhecem, para os sons da mesma.

Eu espero que gostem.

Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário