quarta-feira, 21 de março de 2018

Como organizar documentos para o conselho de classe


Olá.

O ano passa rápido, não é mesmo? Já estamos no meio de março e logo, logo começa a corrida rumo ao conselho de classe.

Muitas vezes deixamos as coisas para a última hora e quando nos damos conta falta apenas uma semana para o conselho de classe acontecer e temos que preparar relatórios, gráficos, documentos, diário, fechar notas, tudo em cima da hora.

Para evitar que isso aconteça hoje tenho algumas dicas práticas para você organizar seus documentos para o conselho de classe e ficar sem preocupações de última hora.

Então vamos conferir as dicas:

1 – Faça um levantamento de tudo que você precisará levar para o conselho.

 Cada escola realiza o conselho de uma maneira, algumas pedem relatórios, notas e pilhas de documentos, outras já preferem conversar mais e ter menos papeis para analisar.

Se for necessário procure a direção ou coordenação da escola e pergunte, assim não corre o risco de colher informações errôneas.

2-  Verifique o que já está pronto

. Agora, que já tem a lista dos documentos que precisará apresentar, verifique o que já tem feito.

Por exemplo, se sua escola pede relatórios geral da turma, notas com médias fechadas e um gráfico de evolução, veja o que tem pronto, se já aplicou as avaliações e corrigiu, já tem as notas, nesse caso só falta fechar as médias. Anote o que precisa fazer e o que já está pronto.

3 - Faça uma lista de prioridades.

 Olhe sua lista de tarefas, veja tudo o que tem para fazer, agora selecione o que é mais urgente.

O diário de classe tem um prazo maior para entregar? Até alguns dias depois do conselho? Então ele pode ficar para depois.

O relatório da turma deve ser apresentado no dia do conselho? Então comece a elaborar.
Precisa fechar as notas? Então comece a aplicar suas avaliações. Não se esqueça que precisará de um prazo para corrigir e lançar as notas.

4 – Saiba quanto tempo leva para executar cada tarefa.

Faça uma reflexão sincera, quanto tempo precisa para corrigir 30 avaliações. E para digitar as notas.

Mensure isso com atenção, se for preciso marque no relógio o tempo que gasta com uma tarefa, assim saberá exatamente quando começar para não ficar com seus documentos atrasados.

5 – Não procrastine

Evite perder tempo na sala dos professores ouvindo “aquela colega”  reclamar da vida ou que tem muito trabalho.

Aproveite o tempo em que está na escola, cada minuto. Concentre-se na execução de uma tarefa e mantenha o foco, não deixe os outros o distrair, se não quem vai ficar com mais trabalho e acabar levando serviço para casa é você.

Se for preciso procure um lugar mais calmo, fique na sala de aula, se sente na arquibancada da quadra, num banco  em qualquer cantinho mais calmo ou coloque um fone no ouvido com uma música que não atrapalhe sua concentração.  Seus colegas podem até fazer piadas e estranhar seu comportamento, mas quando  a data do conselho se aproximar e você estiver com tudo pronto e eles sobrecarregados levando trabalho em excesso para casa, você verá que o esforço valeu a pena.

6 – Execute uma coisa de cada vez

 Mantenha o foco e termine uma tarefa para iniciar a outra, seguindo sua lista de prioridades.

Bom, minhas dicas são essas, é assim que eu trabalho e vêm dando muito certo.

Eu espero que gostem.

Um grande beijo e até mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário