sexta-feira, 20 de abril de 2018

Dia do brinquedo


Olá.

Já que é sexta feira, vamos falar um pouco sobre o dia do brinquedo, prática adotada por muitas escolas.

Na sexta feira ou outro dia da semana, as crianças podem trazer seus brinquedos de casa para brincar com os colegas, cada escola tem a sua maneira de trabalhar, algumas deixam todo o período de aula livre para a brincadeira outras reservam apenas um momento.

Na minha opinião deve ser realizada as atividades de rotina, seguir a aula normalmente e deixar apenas 1 ou 2 aulas para que as crianças brinquem, porque o período todo é muito tempo e a brincadeira pode perder a graça e cair na banalização.

É muito importante que nesse momento de brincadeira o professor observe como os alunos estão brincando, como interagem com os colegas, quais são seus brinquedos e brincadeiras preferidas. Dá para avaliar muita coisa com essa observação, se necessário faça registros.

Circule entre os alunos e faça perguntas, peça para que eles expliquem as brincadeiras, como funcionam os brinquedos e brinque um pouco com eles. Aproveite esse momento para fazer intervenções, ensinando que devemos tratar os colegas com respeito, que podemos compartilhar os objetos e brincar junto e etc.

Uma boa prática é a de ilhas ou cantos, gosto de trabalhar dessa forma com crianças do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, mas também funciona super bem com crianças de Educação Infantil.

Separe a sala ou o ambiente onde as crianças vão ficar por cantos, coloque o canto do brinquedo, do desenho, da leitura, dos jogos, ou de acordo com as necessidades da sua turma. Divida a turma em grupos e coloque cada grupo em um canto, deixe-os por alguns minutos e depois revese, o grupo que estava no brinquedo vai para a leitura e assim por diante.

Costumo fazer 5 grupos para uma turma de 30 alunos, faço cantinho da leitura, cantinho do brinquedo, cantinho do desenho, cantinho da massinha e cantinho de jogos. 

Reservo uma aula de 50 minutos para o momento da brincadeira, geralmente a última aula, deixo cada grupo 5 minutos em um canto e depois vou coordenando a troca, passo de grupo em grupo para fazer as intervenções e estimular as crianças. Como trabalho com uma turma de alfabetização gosto de utilizar jogos com letras e palavras.

Essa prática costuma dar muito certo e as crianças gostam, o momento do brincar fica mais dirigido e mais rico, posso fazer observações, avaliar meus alunos e fazer intervenções quando necessário.

Experimente fazer com sua turma, pode ser surpreendente, pode até parecer trabalhoso no início, mas depois o resultado é excelente.

Eu espero que gostem.

Um grande beijo e até mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário