quinta-feira, 12 de abril de 2018

Sequência didática de adição para 1º ano



Olá.

Sabemos que trabalhar com sequência didática ajuda na organização das aulas e os alunos podem compreender melhor determinados conteúdos. A sequência didática é uma ótima ferramenta para a sala de aula, pois  pode trazer inúmeros benefícios e não necessita de um produto final.

Hoje trago como sugestão uma sequência didática de adição, que foi trabalhada com uma turma de 1º ano, para apresentar a adição. Você poderá adaptar de acordo com as necessidades da sua turma.

Vamos conferir.


Sequência didática de adição

Objetivo: Trabalhar o conceito de adição.

Duração: 5 aulas 

Público alvo: Turmas de 1º ano.

O ideal é que esse trabalho se inicie a partir de um material concreto. Mostre para os alunos como funciona a soma com a ajuda de objetos, pode ser material dourado, tampinhas, palitos e etc.

Aula 1  

Propor um problema de adição e oferecer material concreto para que as crianças resolvam, durante a aula mostrar para o aluno como se faz a operação.

Aula 2

Nesta aula passe uma série de desafios de adição para que os alunos resolvam utilizando cálculo mental, faça em formato de Quiz e torne a aula divertida.

Aula 3

Nesta etapa da sequência é hora de propor alguns desafios por escrito e pedir que os alunos resolvam utilizando material concreto.

Aula 4 

Agora mostre aos alunos como é o algoritmo da adição, uma forma de fazer isso é utilizando cartazes interativos, onde a participação das crianças é intensificada.

Como eles ainda são pequenos no 1º ano, talvez muitos alunos não consigam abstrair e compreender o algoritmo da adição, mas com certeza essa sequência vai ajudá-los na construção do conceito de adição.

Aula 5 

Essa é a última etapa da nossa sequência didática, aqui é o momento de fazer uma revisão de tudo que foi visto, para isso use um jogo de trilha ou cartas.

É fácil montar uma sequência didática e tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes, você pode utilizar essa ferramenta em todas as disciplinas, pode criar sequências longas ou mais curtas.

Eu espero que gostem.

Um grande beijo e até mais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário