sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Manuseio de números móveis


Olá.

Muitas vezes quando estamos elaborando nosso semanário e preparando as aulas, colocamos como atividade "manuseio de letras móveis", esse manuseio nada mais é do que deixar a criança brincar livremente com o material, a partir daí pode surgir variações para o enriquecimento da atividade.

Na proposta de hoje substitui as letras pelos números e assim, podemos acrescentar essa atividade na área de matemática.

Principalmente na Educação Infantil o manuseio desse tipo de material é muito importante, porque proporciona a criança a possibilidade de aprender de forma lúdica.

Assim como as letras, com os números existem muitas maneiras de trabalhar com os alunos, algumas estão listadas logo abaixo:

Manuseio livre: Essa deve ser a atividade inicial, reserve uma aula e ofereça o material para os alunos e deixem que eles manusear livremente, aproveite o momento para observar os pequenos, repare como brincam, como interagem uns com os outros, as afinidades, a desenvoltura na hora de conversar e o conhecimento que demonstram sobre o material. Estes pontos são importantes para a elaboração de atividades futuras.

Classificação por cor: Em um outro momento você pode trabalhar as cores, pedindo para que os alunos separem as peças em grupos de cores diferentes, você pode oferecer recipientes e pedir que coloquem apenas peças amarelas, por exemplo, pode oferecer um suporte de cada cor e pedir para separar as peças de acordo com a cor correspondente ou ainda pode pedir que peguem uma peça de uma determinada cor, assim poderá avaliar quem conhece e identifica as cores, seria como um ditado de cores.

Representação numérica: Esse material é excelente para trabalhar a representação numérica. Você pode pedir para as crianças separarem apenas um determinado número ( separe o número 1 ) e verificar se as crianças identificam os números e quais são as dificuldades da turma.

Ainda dentro da representação numérica podemos trabalhar, também, um pouco da coordenação, pedindo para o aluno colocar os números numa folha e contorná-los, depois pintar.

Sequência numérica:  A sequência numérica é uma questão importante e que deve ser trabalhada desde cedo, podemos pedir para os alunos colocarem os números na sequência.

Essas são apenas algumas de tantas atividades que podemos explorar utilizando esse tipo de material, sem deixa de destacar que é uma ótima ferramenta para fazer avaliações na Educação Infantil.

Eu espero que gostem.

Um grande beijo e até mais.

Um comentário:

  1. Nossa que conteúdo riquíssimo muito obrigada por compartilhar. Já irei usar na minha sala.

    ResponderExcluir