quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Produção de texto para 1ºano



Olá.

Atualmente não basta apenas alfabetizar é preciso que o indivíduo seja letrado, para isso é necessário uma formação que possibilite a criticidade e o contato com diversos tipos de escrita e gêneros textuais.

A Produção de texto deve ser trabalhada desde cedo, assim como a interpretação, mas como trabalhar essa questão com crianças tão pequenas, que ainda estão em processo de alfabetização? Muitas vezes os alunos ainda não sabem ler.

Existem diversas estratégias e formas para que você trabalhe a produção de texto desde as séries iniciais, assim, preparando o seu aluno para se tornar um escritor competente.

Uma dessas estratégias é utilizar texto concreto, como o da imagem, apliquei essa atividade com uma turma de primeiro ano e foi um sucesso, além de estimular os alunos a escreverem, desperta o gosto pela escrita e pela leitura, além de ser uma atividade divertida.

Segue o passo a passo:

1. Faça uma roda de conversa com os alunos, nesse momento leia um texto concreto para os alunos e explique como é feito esse tipo de texto. Nessa atividade eu utilizei "Jacaré letrado" de Sérgio Capparelli.

2. Depois faça uma lista de animais na lousa, deixe que os alunos sugiram os bichos que irão compor a lista, estimule as crianças a refletir sobre o sistema de escrita, fazendo perguntas (como se escreve? que letra eu uso? e etc.) . Você pode até pedir para algum aluno escrever na lousa o nome de algum animal.

3. Distribua folhas A4 para os alunos e peça que cada um escolha um animal, faça o desenho do contorno do mesmo e depois preencha com o nome do animal, para que fique como o texto do jacaré.

Tenho certeza que a atividade será muito prazerosa, essa é uma boa maneira de começar a trabalhar com produção textual, depois exponha as atividades em um mural. 

Logo abaixo segue o texto "Jacaré letrado", que é  uma sugestão para ser utilizado como exemplo.



Eu espero que gostem.

Um grande beijo e até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário