terça-feira, 20 de novembro de 2018

Saúde do professor



Olá.

O final do ano já está batendo na porta, não é mesmo? e junto com ele aquela lista enorme de tarefas para cumprir com prazos em cima da hora.

Por isso preparei um post falando sobre a importância de parar um pouco e respirar, afinal sua saúde é o mais importante.

Eu sei que temos muitas tarefas, prazos para entregá-las e que queremos fazer tudo e um pouco mais, mas esse ritmo corrido, muitas vezes acabam interferindo na saúde do professor e até afastando o mesmo de sala de aula.

Pesquisas recentes mostram que é enorme o número de professores que estão afastados por licença médica, isso devido as condições de trabalho (salas lotadas, rotina estressante, muitas horas de trabalho entre outras questões), sei que não é fácil, mas precisamos, sim, de vez em quando colocar o pé no freio e parar.

Precisamos observar o nosso ritmo no cotidiano e tirar um tempo para nós mesmos, ninguém é máquina para trabalhar sem parar. Muitas vezes não conseguimos desligar, levamos sacolas enormes para casa cheias de atividades e provas para corrigir ou quando estamos num passeio com a família estamos pensando em que atividade vamos aplicar na próxima aula.

A dica de hoje é ser mais sereno, parar e refletir sobre nossa prática, precisamos ter consciência de que o aprendizado depende de vários fatores e que nem sempre conseguimos fazer o papel de herói, até porque somos seres humanos como todo mundo e não temos super poderes.

Então aproveite os finais de semana e feriados para descansar, tirar um dia com a família ou com os amigos, ou simplesmente ficar sozinho.

Faça atividades que te dê prazer, esqueça um pouco o trabalho e descubra que existe vida além da sala de aula.

Aí vem aquela pergunta que alguns colegas sempre fazem... "Mas quando eu retornar na segunda feira terei um monte de trabalho acumulado, o que eu faço com essas tarefas? " "Não tem jeito, preciso levar trabalho para casa! só consigo fazer isso em casa!"

Eu sei que tem coisas que a gente acaba levando para casa, como uma pesquisa ou  lançamento de notas, mas a resposta para isso é: Planejamento, é isso mesmo! Planejamento é a palavra chave para se livrar de uma rotina estressante e corrida o tempo todo.

Se você já tem um calendário e já sabe o que vai ter que entregar por que não se planejar para executar as tarefas com calma e em tempo hábil?

Descubra quanto tempo leva para executar cada tarefa e procure um lugar tranquilo na sua escola para fazer isso, deixe de lado aquele colega que fica puxando papo e desconcentra todo mundo, se preciso coloque um fone de ouvido e escute uma música de sua preferência enquanto trabalha, afinal esse horário é destinado para isso, assim suas tarefas estarão sempre prontas e você evita levar trabalho para casa.

Procure aproveitar todo o tempo livre na escola, faça relatórios,nem que seja apenas o rascunho, preencha as fichas dos alunos, diário de classe e tudo que conseguir adiantar nesse período em que está trabalhando.

Quando sair da escola adquira o hábito de tirar um tempo para você, pratique um esporte ou  outra atividade de sua preferência, deixe os problemas da escola na escola.

Você verá que com pequenas atitudes terá mais disposição para trabalhar, mais paciência para lidar com algumas situações do cotidiano e sua saúde física e mental agradece.

Eu espero que gostem.
Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário