quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Adaptação escolar: "Sentir medo em situações novas..."






Olá.

Hoje vamos falar um pouco sobre adaptação escolar, como estamos no início do ano não poderia deixar esse assunto de fora das postagens do blog.

Sabemos que o ser humano é frágil e precisa de cuidados dos adultos por um longo tempo, desde o início da vida experimentamos sensações de medo.

O medo é um sentimento que faz parte da nossa vida e não tem nada de mais, em algumas situações se torna até importante, pois inibe a exposição excessiva aos riscos.

Ao ingressar numa escola a criança vivencia uma situação totalmente nova, que pode provocar medo, afinal não haverá ninguém da família por perto, por isso a  adaptação é tão importante.

Nos primeiros dias os bebês ou crianças pequenas podem ficar por períodos reduzidos na escola, afim de facilitar essa adaptação.

Uma recepção calorosa e afetiva dos educadores é fundamental, precisamos ter muita paciência para que os pequenos se sintam confiantes e protegidos.

Para identificar o medo, principalmente de crianças do berçário, que ainda não desenvolveram a comunicação, é preciso observar o choro, a expressão de susto, coração acelerado, respiração intensa, inquietação e  músculos contraídos.

É preciso um bom acolhimento para tranquilizar as crianças, seja dócil e carinhosa, planeje aulas agradáveis e com brincadeiras, estimule as crianças a falarem de suas angústias ou a desenhar, se expressar pode ajudar nesse momento.


A roda de conversa ajuda muito, pois a criança compreende que não é a única com esses sentimentos.

Atividades e dinâmicas para integrar a turma também são ótimas opções, eu gosto de levar as crianças para conhecer a escola e os outros funcionários, isso ajuda os pequenos a se sentirem mais seguros.

No início da aula também gosto de preparar "cantos" com massinha, brinquedo, desenho  e etc.

A criança no momento da chegada escolhe o que prefere fazer, se quer brincar com massinha ou desenhar por exemplo.

Escolha boas histórias e torne esse momento rico, usando bonecos, músicas, desenhos entre outros recursos para enriquecer sua contação de história.

Fale sobre a rotina da escola e como será o período de aula, assim os alunos vão se sentir mais seguros.

Nesse início é sempre difícil e tem mesmo muito choro, converse com os pais e explique como é esse processo e que a participação deles é fundamental, muitas vezes a criança tem dificuldade de se adaptar à escola por causa da insegurança dos pais. Por isso deixe a rotina da escola clara para os pais também e passe segurança para eles.

Depois do período de adaptação as crianças vão tomando gosto pela escola e a rotina começa a se estabelecer e você verá que o trabalho se torna mais tranquilo.

Fiz um vídeo falando sobre adaptação para conferir basta clicar logo abaixo.





Eu espero que gostem.

Um grande beijo e até mais.




Um comentário:

  1. Amei seu blog, tem dicas ótimas para trabalhar em sala de aula.Parabéns pelo seu trabalho.Trabalho com uma turminha um pouco difícil, gostaria de alguma sugestão para uma atividade com alfabeto móvel.Obrigada,bjs.
    Ana.

    ResponderExcluir