segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Atividades para volta às aulas.



Olá.

O retorno das aulas pode trazer muita ansiedade, tanto por parte dos alunos como dos professores.

Temos que preparar as aulas das primeiras semanas sem ao menos conhecer a turma e isso dificulta muito o nosso trabalho.

Pensando nisso preparei algumas sugestões de atividades que podem ajudar nesse início de ano.

Procuro sempre optar por atividades mais recreativas, que possam motivar os alunos, ajudar o professor no diagnóstico da turma e integrar os alunos.

Vamos conferir as atividades:

1. Brincadeira arranca rabo.


Materiais: Tiras de papel 


Objetivo: Desenvolver a coordenação global; promover interação; promover motivação; exercitar a atenção; desenvolver a noção espacial e o esquema corporal.

Desenvolvimento: Essa brincadeira é uma ótima indicação para quem trabalha com a Educação Infantil.

Faça uma roda de conversa e explique como será a brincadeira. Cada criança coloca um "rabo" prendendo uma tira de papel crepom na roupa, pode ser colocada atrás, no elástico da roupa, depois o professor dá um sinal (que pode ser um apito, uma música ou um grito "valendo"), as crianças devem tentar pegar o rabo dos colegas e ao mesmo tempo proteger o seu. O objetivo é pegar a maior quantidade possível de rabos.

É uma brincadeira muito divertida e as crianças adoram.

Não esqueça dos combinados antes da brincadeira, oriente os alunos para não empurrar os colegas e os lembre que respeito é sempre bom.

2. Ditado surpresa

Materiais: Uma caixa com um texto fatiado.

Objetivos: Avaliar a escrita e leitura dos alunos: promover descontração.

Desenvolvimento: Peça pra que os alunos peguem uma folha e um lápis e explique a atividade. Mostre a caixa e diga que está cheia de pedaços de papel com algo escrito.

Chame os alunos para que venham até a caixa e peguem um pedaço de papel, depois dite para os outros colegas o que está escrito, depois outro aluno fará a mesma coisa e assim por diante.

Quando o texto que está na caixa terminar, explique aos alunos que todos os trechos ditados fazem parte de um mesmo texto e faça um desafio para que os alunos coloquem o texto na ordem correta.

Com essa atividade você poderá avaliar o nível de escrita e de leitura dos alunos.

É uma atividade indicada para o Ensino Fundamental, para os maiores que já estão alfabetizados.

Dica: Escolha um texto pequeno pra que a atividade não fique cansativa.

3. Colorir Desenhos

Essa é uma atividade que é sempre válida, tanto para os alunos pequenos como para os maiores, ajuda a descontrair, a hora passa mais rápido e torna a aula mais leve.

Para os alunos maiores ofereça desenhos mais elaborados e ricos de detalhes.

4. Filmes 

 Nos primeiros dias de aula você pode optar por passar um filme agradável para os alunos, pode até fazer uma sessão de cinema com direito a pipoca e refrigerante.

Sugiro "The Magic School Bus" uma série onde tem um ônibus mágico que se aventura em vários lugares, no mar, no espaço e no corpo humano.




5. Jogos


Jogos são sempre uma boa pedida, serve para a Educação Infantil e também para o 
Ensino Fundamental.


Sugiro optar por jogos simples como dama, uno, pega varetas, trilha, ludo e etc.

Durante o jogo é possível observar habilidades matemáticas entre outras. Você ainda pode propor que os alunos confeccionem os próprios jogos. Os mais simples e também mais fáceis de confeccionar são: pega varetas, jogo da memória e trilha. Lembrando ainda que você pode propor os tradicionais jogo da velha e forca.

Estas são apenas algumas opções, o início das aulas é sempre  um momento delicado, que todos estão se conhecendo e se adaptando à rotina, por isso é preciso ter paciência e criatividade para tornar essa etapa mais fácil para todos.

Eu espero que gostem.

Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário