terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Primeira reunião de pais do ano.


Olá.

A primeira reunião de pais do ano é um momento de grande importância, pois é nesta ocasião que ocorre o primeiro contato com os pais, é quando ganhamos a confiança deles e firmamos parcerias.

Neste post vou dar algumas sugestões  pra uma reunião bem sucedida.

A primeira dica é não deixar para preparar as coisas no dia da reunião, em cima da hora, planeje com certa antecedência.

Faça uma pauta, coloque nela tudo o que deseja falar com os pais. Para preparar a pauta converse com sua coordenadora antes, para que os assuntos tratados na sua reunião estejam em harmonia com o funcionamento da escola.

Prepare o ambiente, deixe o local da reunião organizado para receber os pais, cuide da apresentação do ambiente com carinho.

Decore as paredes com atividades das crianças, disponha as mesas e cadeiras de maneira agradável, eu gosto de organizar as cadeiras em círculo.

Arrumar um cantinho com café e alguns biscoitos também torna a recepção mais agradável.

Pontualidade é um aspecto muito importante, seja pontual e comece a reunião na hora marcada, a falta de pontualidade é muito chato e desagradável com quem chega no horário marcado.

Seja simpático(a) e  gentil, se apresente e se valorize. Fale sobre sua formação e deixe claro que você é um(a) profissional.

Nesta primeira reunião  gosto de expor o planejamento do primeiro bimestre, pode ser apenas um resumo, fale sobre as normas da escola e os materiais que serão usados.

Deixe claro os horários e o sistema de lição de casa, fale quantas vezes por semana você irá enviar e como será a correção.

A forma de avaliação é outro ponto importante, que deve ser tratado com os pais logo no início do ano. Explique como você vai avaliar os alunos, como serão as provas, as notas e etc.

É importante deixar tudo isso claro para evitar problemas, como reclamações sobre notas posteriormente.

Não deixe de falar da sua forma de trabalho pedagógico, de suas metodologias, das suas abordagens, do que espera dos alunos e dos pais.

Ouvir os pais é essencial, por isso reserve um tempo para responder perguntas e tirar dúvidas.

Escute os pais com atenção e paciência, seja sincero(a) e diplomático(a).

Estes são os pontos que eu considero principais para a primeira reunião do ano. Você pode optar por fazer uma dinâmica, ler um texto ou outra atividade, isso vai da sua criatividade.

Eu, particularmente, não gosto de fazer reuniões muito longas, por causa da rotina corrida das pessoas e sei que muitos pais precisam trabalhar logo depois desse momento.

No dia seguinte gosto de enviar uma cópia da pauta, assim todo mundo fica sabendo do que foi tratado.

Lembrancinhas são sempre bem-vindas, não precisar ser nada muito caro ou elaborado, um cartão, um marcador de páginas ou um bombom já são simpáticas lembrancinhas.

Eu espero que gostem.
Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário