segunda-feira, 8 de abril de 2019

Organização de sala de aula.


Olá.

Hoje vamos falar um pouco sobre decoração e organização de sala de aula.
Trouxe essa foto acima para demonstrar como muitas vezes um cantinho qualquer pode se tornar um espaço organizado e bonito, basta ter um pouco de criatividade e capricho.
Sabemos que na sala de aula, a decoração e a organização vão muito além de estética, estes aspectos podem influenciar muito na motivação dos alunos e promover mais interesse pelo aprendizado e pelas aulas ou fazer efeito contrário, quando a sala está bagunçada ou sem graça. Afinal quem não gosta de chegar para estudar em um ambiente limpo, organizado, bonito e que foi arrumado com carinho? Até mesmo nós professores ficamos mais motivados quando o ambiente está bem preparado, imagina o efeito que isso pode causar nos alunos.
Então, não economize na criatividade, organize sua sala como se estivesse arrumando sua casa, use cores vibrantes, faça cartazes bonitos, utilize caixas organizadores e não se esqueça de encapar e identificar as caixas de papelão.

No exemplo da foto, a professora utilizou uma prateleira de metal para fazer uma espécie de armário e organizar os materiais, ficou lindo! Foi utilizado materiais simples, papel laminado colorido para forrar a estante e fita dupla face. A caixa de papelão que está em cima da prateleira foi encapada e enfeitada com alguns adesivos, os cadernos estão caprichosamente encapados e o restante do material todo organizado na estante.
Do lado da estante ainda tem uma caixa que precisa ser encapada, mas  como essa é uma foto da vida real aproveito para lembrar que no dia a dia do professor nem sempre conseguimos fazer tudo de uma vez, o segredo é ir fazendo as coisas aos poucos, cada dia organizamos algo diferente e quando menos espera a nossa sala está linda e motivadora. Abaixo segue uma lista do que você pode fazer para melhorar  a aparência da sua sala, deixando-a mais motivadora.

1. Comece pela limpeza: uma sala limpa é tudo de bom, por isso se for preciso solicite que um funcionário faça a limpeza da sala e cuide para manter, oriente os alunos para jogarem o lixo no lugar certo.
2. Alfabeto: Mantenha um alfabeto em local visível para os alunos, evite letras com muitos desenhos para que as crianças não se confundam.
3. Armários: Mantenha seus armários bem organizados, assim sempre que precisar de alguma coisa irá encontrar com facilidade, caso não tenha armário pode organizar como na inspiração da foto acima.
4. Atividades dos alunos: Reserve um local para colocar as produções dos alunos de modo que fiquem expostas, eu sugiro saquinhos transparentes etiquetados com o nome das crianças é prático e fica visualmente bonito.
5. Mural: Caso sua sala não tenha um você pode confeccionar, utilizando papel krafit e outro tipo de papel de sua preferência para fazer a borda, neste mural poderá colocar cartazes coletivos, atividades de datas comemorativas e outros.
6. Cantinho da leitura: Esse não poderia faltar, mesmo que seja uma caixa com algumas obras literárias ao alcance dos alunos, ou algo mais elaborado com tapete e almofadas, caso seja possível.
7. Jogos: Você também pode disponibilizar um cantinho de jogos, que pode ser desde uma caixa com alguns jogos confeccionados pelas próprias crianças até um canto mais elaborado com jogos comprados. Não se esqueça de conversar com as crianças sobre o momento certo e como utilizar esses jogos.

Mesmo com poucos recursos é possível organizar a sala de aula e deixar o ambiente agradável e motivador, basta ter criatividade e paciência para deixar tudo bem bonito.

Eu espero que gostem.
Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário