segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Formação continuada



Olá.

Sei que estou muito sumida, mas é que agora administrando dois cargos fica muito mais difícil alimentar o blog. Hoje vamos falar sobre formação continuada.

Quais são os cursos, as leituras que você anda fazendo? Seminários, palestras, grupos de estudos, enfim, existe uma gama de opções para nos ajudar a enriquecer a nossa prática.

Mas com toda essa facilidade que a tecnologia nos traz precisamos nos atentar para a qualidade, sim pois muitas vezes com a correria e a loucura do cotidiano é mais fácil optar por aquele curso online, baratinho ou gratuito, que fica lá falando sozinho enquanto cuidamos dos filhos ou da casa, depois é só fazer uma avaliação bem fácil e...a mágica está pronta! Temos um lindo certificado para apresentar para nossos gestores e garantir que estamos fazendo "formação continuada".

É muito bom fazer um curso rapidinho e conseguir o certificado, mas o problema é quando vamos encarar a sala de aula e essa atualização faz falta. Então vem a pergunta, será que não dá para conseguir se atualizar e usufruir as facilidades da tecnologia? A resposta é sim.

Quando iniciamos na carreira, chegamos com muita vontade de mudar o mundo e dar as melhores aulas, procuramos os melhores cursos e formações, com o tempo essa empolgação vai embora (não é o caso de todos os professores), e a formação continuada passa a ser uma obrigação chata.

Acontece que quando procuramos bons cursos, boas leituras, bons grupos de estudos entre outras maneiras de aperfeiçoar e atualizar nossa prática pedagógica, conseguimos manter esse brilho inicial, é aí que o romantismo dá lugar ao amadurecimento e conseguimos dar aquela aula equilibrada, que é agradável e eficaz para nossos alunos.

É sempre bom fazer boas leituras, livros são sempre aliados, tanto para relembrar como para aprofundar  ou aprender novas metodologias, novas teorias e se apropriar de conhecimentos que só vão somar com o nosso trabalho.

Além dos livros, temos ainda os cursos online, que são ótimos, pois você pode fazer de qualquer lugar e no tempo que tiver disponível, nesse caso só fique atento para não cair na cilada que citei acima, procure realmente estudar, tire alguns minutos do seu dia para conhecer o conteúdo do curso.

E ainda temos os presenciais, sim, há muitos cursos, encontros, oficinas, seminários que são  exige a sua presença, essas opções além de agregar para o seu conhecimento pode trazer a oportunidade de conhecer pessoas novas e fazer novos contatos, o que é muito importante para quem trabalha com seres humanos.

Então vamos repensar nossa formação, o que estamos fazendo para melhorar nossa prática pedagógica? o que podemos fazer? quais mudanças nossa sala de aula precisa?

São reflexões muito individuais que cada um tem que avaliar de forma particular.

Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário