sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Máscaras africanas para o dia da consciência negra




Olá meus queridos.

O dia da consciência negra está chegando e muitas escolas acabam cobrando algum trabalho relacionado ao tema. Está certo que esse tema deve ser trabalhado o ano todo, e não só a consciência negra, mas as diferenças, assim nossos alunos desenvolverão respeito e tolerância as diferenças e aos outros. 

Como sabemos que as escolas exigem que nós façamos algum trabalho, alguma atividade resolvi postar esta sugestão de atividade, a qual postei neste semanário aqui. 

A ideia inicial da minha atividade no semanário é apresentar várias fotos de máscaras africanas para as crianças, depois dispor materiais dos mais diversos possíveis (folhas, galhos, giz, areia, pedra). Proponha aos alunos que eles reproduzam as máscaras com estes materiais, o espaço ideal é uma área externa, pode ser pátio, quadra, parque, onde você preferir.  Fotografe a produção dos alunos, já que este tipo de atividade não vai durar muito, pois como os materiais são sensíveis e devido ao local, logo a atividade será desmanchada. Geralmente fica muito bonito e dá um resultado bacana. É muito interessante observar a reação das pessoas que transitam no local, ao ver as máscaras, podemos até promover um debate com os alunos.

Esta atividade é interessante porque pode ser aplicada com alunos de diferentes faixa etária, desde os pequenos do maternal até o 5º anos.

As máscaras ainda podem ser confeccionadas com:

- papelão e tinta
- pote de shampoo
- jornal
- bexiga

Espero que gostem e até mais.





Um comentário:

  1. Muito legal, sou estudante de pedagogia e sempre estou por aqui, adoro suas dicas.

    ResponderExcluir