terça-feira, 1 de setembro de 2015

Dicas de avaliação

Olá.

O mês de setembro já chegou e todos nós sabemos como passa rápido. Daqui a pouco já estaremos no final do mês e teremos as nossas tarefas básicas para cumprir:


  • Conselho de classe
  • Diário de classe
  • Avaliação dos alunos
  • Reunião de pais
  • Fechamento do Bimestre
Sem contar que as aulas e a rotina diária não para por causa destes afazeres, ou seja, os professores sempre ficam sobrecarregados no final do bimestre.

Foi pensando nisso que hoje resolvi escrever um pouco sobre como eu me organizo para deixar meu final de bimestre mais tranquilo.

Todas essas tarefas são coisas que nós já sabemos que teremos que entregar, então como eu sempre digo: Não deixe para última hora.

Se organize para que consiga fazer um pouco a cada dia. O diário de classe por exemplo, registre a presença dos alunos todos os dias, levará alguns minutos da aula e vai poupar horas de trabalho no final do bimestre. Registre o conteúdo pelo menos uma vez por semana para não acumular, assim você já vai ter o diário pronto quando precisar entregá-lo. Se você quiser saber mais sobre esse assunto assista este vídeo aqui.

A avaliação dos alunos deve ser constante, durante todo o bimestre, também não deixe para fazer nada na última hora, faça registro de suas observações, elabore as provas e os trabalhos com antecedência e procure aplicar estas avaliações com tempo suficiente para que você possa corrigir e fazer as interferências necessárias.

Eu gosto de usar pautas de observação, que são planilhas onde eu anoto o que quero observar nos meus alunos, comportamento, socialização, oralidade, escrita e etc. 

Depois vou preenchendo ao longo das aulas, assim na hora de fazer relatórios temos informações precisas, o que facilita muito nosso trabalho.

O conselho de classe segue o mesmo esquema, já no 3º bimestre, acredito que  a maioria já sabe como funciona o conselho de sua escola, então já providencie o que será necessário, feche as médias dos alunos, passe as notas para o diário, separe as queixas e elogios que tem para a turma, enfim deixe tudo organizado para não precisar ficar passando nota na hora do conselho.

A reunião de pais deve ser pensada com carinho e de acordo com as necessidades de seus alunos.

Pense o que as famílias estão precisando ouvir, em quais questões os pais podem ajudar no seu trabalho, o que precisa ser incentivado na relação família e escola. Tudo isso influencia no seu trabalho, portanto não menospreze essas questões.

A seguir algumas pautas que eu vou usar com minha turma de 5º ano para avaliar o nosso bimestre.


Turma:

Professora:


Aluno:




            sempre          nunca            as vezes    
Fiz as atividades em sala



Fiz e entreguei todas as lições de casa



Comportei-me bem durante as aulas



Respeitei os colegas e funcionários



Prestei atenção nas aulas e me esforcei



Obtive bons resultados nas avaliações



Cuidei do meu material adequadamente








 Esta é uma autoavaliação, que deve ser realizada com os alunos, ao preencher eles terão que refletir sobre o comportamento e o comprometimento que tiveram com a escola, isso pode ajudar nas mudanças de atitudes e na hora de traçar metas junto com os alunos.









Aluno: _________________________________________________________________________________
livros.PNG  O 3º bimestre está chegando ao final. Juntos cumprimos  mais uma etapa. Neste bimestre você deixou de entregar sua lição de casa _______vezes.
Você teve ________ faltas.


Você prestou atenção nas aulas:
Conversou com os colegas durante as explicações da professora: 
Suas notas:
Português
Matemática
Geografia
História
Ciências
      








Este boletim de notas será distribuído para os próprios alunos, assim eles terão consciência de como estão suas notas e suas faltas, o que está bom e o que pode melhorar, assim poderão se comprometer mais com as atividades escolares.

É claro que o boletim e a autoavaliação não irão fazer milagre com uma turma desinteressada, mas pode ajudar a despertar nas crianças o comprometimento e levá-los a refletir sobre suas atitudes.

Eu espero que gostem. Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário