segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Semanário para 1ª semana de aula - Educação Infantil

Seman-25C3-25A1rio-2BEduca-25C3-25A7-25C3-25A3o-2BInfantil1

Olá.
As férias chegaram ao fim e agora é hora de preparar  e planejar para o ano letivo.
Antes de fazer um bom planejamento é imprescindível que o professor tenha conhecimento da turma, por isso é ideal um semanário mais simples e generalizado para a primeira semana de aula.
Este aqui eu preparei para turmas da Educação Infantil, para ser utilizado com crianças de 4 a 5 anos, aumentando ou diminuindo o grau de dificuldade de acordo com a turma.
SEMANÁRIO PARA 1º SEMANA DE AULA- EDUCAÇÃO INFANTIL
 SegundaTerçaQuartaQuintasexta
Linguagem Oral e escrita
Roda de Conversa-
Apresentação
Brincadeira “Quem sou eu”Roda de conversa- o que eu espero da escolaRoda de conversa combinadosConversa sobre carnaval
MatemáticaContagem oralNoção dentro e fora – brincadeira guardar objetosContagem oral e noção temporalRetomar noção de dentro e fora 
MúsicaMusicas diversasMúsicas do cancioneiro popularMusicas de carnavalMúsicas a escolha das criançasMúsicas de carnaval
MovimentoPasseio pela escolaBrincadeira livreMonta- montaBrincadeira livreBaile de carnaval
ArtesDesenho o que eu espero da escolaContinuar painel o que eu espero da escolaDesenho livreMáscaras de carnavalMascaras de carnaval
Natureza e sociedadeEscolaCombinadosEscola e combinadosCarnavalCarnaval
Observações:
Este semanário foi elaborado para as crianças de 4 a 5 anos, que supostamente já estão mais acostumadas com a rotina escolar e não terão problemas de adaptação.
Inicie a aula com uma roda de conversa bem animada, se apresente de maneira simpática e lúdica.
Faça um passeio pela escola e apresente os espaços e funcionários.
faça um painel coletivo, fixe papel kraft numa parede e ofereça canetinhas e tintas e peça para que os alunos desenhem o que eles esperam da escola, antes disso converse com eles sobre o assunto para que eles tenham noção do que irão desenhar.
Na brincadeira "Quem sou eu", utilize o quadro negro e desenho aluno por aluno e vá dizendo as características deles, como é o cabelo, altura e etc. até que os colegas consigam adivinhar quem é. Depois proponha que as crianças ajudem indo desenhar e dar dica sobre os colegas.
Confeccione máscaras de carnaval junto com os alunos e promova um baile na sexta-feira, fale sobre o tema e deixe que as crianças exercitem a criatividade. Tem alguns modelos de máscaras  neste post aqui.
Espero que gostem. Beijos e até mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário