quarta-feira, 29 de março de 2017

Atividade para 1º ano - Bingo estourado



Olá.

O post de hoje conta com a colaboração de uma grande parceira e amiga, a professora Fernanda. Ela trabalha com uma turminha de 1º ano, se você também trabalha com esta faixa etária ou simplesmente está procurando alguma atividade criativa, então leia este post até o final.

Quem trabalha com crianças em fase de alfabetização sabe como é importante atividades variadas e lúdicas, para que desperte o interesse dos pequenos sem que a aula fique cansativa.

Pensando nisso a professora Fernanda fez com sua turma um jogo conhecido, mas com um formato totalmente diferente, o bingo, só que ela fez o Bingo estourado!

As crianças amam atividades desse tipo e ficam empolgadas, querendo participar e ainda por cima assimilam melhor o conteúdo trabalhado, por isso recomendo que reserve pelo menos uma aula na semana para fazer atividades desse tipo.

Material necessário:

  • Cartelas com letras
  • papéis com letras para serem sorteadas
  • Bexigas


Execução:

Comece preparando o ambiente, coloque um papelzinho dentro da bexiga com uma letra, depois encha e fixe em algum lugar, ou se preferir pode deixar em um cesto.

Converse com a turma e explique como será a brincadeira

Distribua as cartelas e certifique-se de que cada aluno está com um lápis para anotar os resultados.

Depois os alunos vão um por vez estourar a bexiga, eles pegam o papelzinho e a professora diz o som da letra, o restante tem que anotar na cartela.


Variações:

Você pode variar e adaptar a brincadeira de acordo com o nível da sua turma e o bingo pode ser relacionado a diversos conteúdos, você pode utilizar letras, sílabas, palavras, tabuada e etc.

A premiação é um grande incentivo aos alunos, portanto pense com carinho nessa parte, caso sua escola não disponibilize prendas interessantes uma boa opção é confeccionar alguma coisa, os alunos podem até participar dessa confecção.

Se for uma turma que não está acostumada com atividades desse tipo, no início pode parecer um pouco difícil e bagunçado, mas não desista, depois que os alunos compreendem o jogo acabam colaborando e a aula é sucesso garantido.

Agradeço a professora Fernanda por compartilhar conosco essa ideia maravilhosa! Muito obrigada ❤

Eu espero que gostem.
Um grande beijo e até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário