terça-feira, 23 de maio de 2017

Trilha Matemática

Jogo de trilha para as quatro operações matemáticas, ensino fundamental

Olá.

Quem não gosta de um jogo? até nós adultos gostamos de praticar atividades lúdicas não é mesmo?

Pensando nisso hoje trago como sugestão de atividade uma trilha matemática, que é um simples jogo de trilha, super fácil de elaborar e que vai ajudar muito na hora de ensinar as quatro operações matemáticas.

Esse jogo é interessante porque você pode trabalhar em diversos níveis com ele, serve tanto para os alunos que ainda estão aprendendo as operações como para os que já estão mais avançados.

Basta você variar as operações propostas.

Eu elaborei o meu jogo em uma cartolina mesmo, fiz cinco jogos e dividi a turma em cinco grupos, é bem simples, desenhe uma trilha e coloque alguma operação em cada casinha, de acordo com o nível que você deseja trabalhar com seus alunos. Pode ser apenas adição simples, adição com reserva, subtração, multiplicação, divisão ou ainda, pode colocar as quatro operações. 

Em algumas casas deixe um comando para voltar ou avançar no jogo ( para dar mais emoção!). 

As crianças devem ter algo para marcar as casinhas que estão, um pião, uma peça de monta monta, um apontador ou até mesmo um pedaço de papel colorido.

Você também precisará de dados, a criança inicia jogando um dado o número que cair é a quantidade de casa que o jogador deve andar, quando parar ele deverá resolver a operação que está na casa, se acertar o resultado avança uma casa, se errar deve voltar uma casa.

As crianças gostam muito desse tipo de atividade e é uma maneira de tornar a aula um pouco diferente e mais atrativa, gosto desse jogo porque os materiais são de fácil acesso e é muito simples de confeccionar.

Logo abaixo segue outro modelo de trilha que você pode se inspirar ou imprimir.

jogo matemático de trilha para ensino fundamental, quatro operações

Caso você opte por imprimir, pode organizar a turma em dupla ao invés de grupos.

Eu espero que gostem.

Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário