quinta-feira, 1 de março de 2018

Atividades para 1º ano

Olá.

Esse ano estou trabalhando com uma turminha de 1º ano, então teremos muitas dicas sobre esse segmento aqui no blog, é claro que sempre dá para adaptar as atividades, as vezes uma atividade preparada para uma turma de 1º ano pode ser aplicada tanto para alunos do Jardim II como para alunos do 2º ano, tudo depende da maturidade e do nível de desenvolvimento dos alunos e até mesmo dos objetivos do professor.

Minha turma ainda precisa desenvolver algumas habilidades para começar o processo de alfabetização, então estou buscando atividades mais simples.

Hoje trago algumas sugestões de atividades para 1º ano , que podem ser aplicadas individualmente ou em grupo, como você preferir.


Esta atividade serve para trabalhar noção de quantidade e representação numérica, sei que parece algo simples, mas muitos alunos apresentam dificuldades e precisamos trabalhar bastante este conceito, para não ficar cansativo é interessante que as atividades sejam variadas. 

Gosto de utilizar materiais concretos como tampinhas, palito de sorvete, peças de encaixe para trabalhar a noção de quantidade.



Na atividade acima a proposta é que a criança escreva as letras do alfabeto dentro das bolinhas, para que a atividade fique mais lúdica você pode pedir para que eles desenhem uma centopeia depois que escrever as letras.

Você ainda pode fazer um cartaz e realizar a atividade coletiva, pode oferecer as letras do alfabeto já escritas para que os alunos façam colagem, as possibilidades são inúmeras.


Muitas pessoas não gostam de pontilhados e os consideram cansativos e desnecessário, mas na minha opinião tudo depende da forma como é aplicado.

A atividade acima pode ajudar as crianças em relação à coordenação motora, noção espacial, formas geométricas, além de ir desenvolvendo o hábito de realizar atividades, pois muitas crianças quando chegam no 1º ano se recusam a fazer as atividades propostas porque estão acostumadas apenas com brincadeiras e jogos sem ter o registro no papel.

Atividades que envolvem desenhos  e pinturas podem ajudar os pequenos nessa transição, não que as atividades lúdicas, brincadeiras e jogos devem ser excluídos das aulas, mas sabemos que deve haver um equilíbrio, porque em  algum momento será necessário que a criança comece a registrar por meio da escrita.

Eu espero que gostem.

Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário