quarta-feira, 20 de julho de 2022

Leitura deleite



Olá!

A leitura é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, por meio da leitura podemos viajar, adquirir novos conhecimentos, conhecer culturas diferentes entre tantas outras vantagens.

A leitura deleite é uma estratégia muito  utilizada em sala de aula para desenvolver o gosto pela leitura, que ganhou também o gosto de muito professores.

Esta estratégia pode ser utilizada com todos os níveis e modalidades de ensino, contribuindo para o desenvolvimento da oralidade, vocabulário, aquisição de conhecimento e muito mais.

Além de todas essas vantagens a leitura deleite é um momento prazeroso, que torna a aula mais leve e  acalma as crianças , podendo ser realizada em horas estratégicas como  na entrada, após o intervalo conforme a demanda da sua turma. 

Observe um momento em que os alunos ficam agitados ou perdem a concentração e encaixe a leitura deleite na rotina, faça-a todos os dias.

Não esqueça de fazer combinados antes como não interromper, prestar atenção e etc.

Você também pode escolher as leituras junto com as criança, oferecendo várias opções para eles, deixar os livros para serem lidos durante a semana à mostra, ou fazer um suspense e mostrar o livro apenas no momento da leitura.

Escolher títulos variados e explorar diversos gêneros textuais é uma ótima pedida.

Abaixo segue uma lista com alguns dos meus títulos preferidos, gosto de utilizar estes títulos com a Educação Infantil e  Ensino Fundamental I.

Bruxa Bruxa venha à minha festa



Com ilustrações fascinantes que envolvem as crianças, tem uma história interativa e de fácil memorização.

A casa sonolenta



Com ilustrações que também encantam as crianças o livro apresenta um enredo acumulativo muito interessante.

A história bela do gato e da panela



Este livro traz uma história muito divertida de um gato que se apaixona por uma panela. As crianças amam!

A galinha xadrez



Este livro tem uma história muito linda de uma galinha que queria fazer um bolo e convocou todos seus amigos.

Quando o lobo tem fome



Este livro é um dos meus preferidos quando se trata de leitura deleite, com uma história muito divertida e surpreendente de um lobo faminto.

As panquecas de Mama Panya



Este livro traz uma história emocionante de uma mãe que mora em uma aldeia no Quênia e resolve fazer panquecas para o jantar. 

Sopa 100% bruxesca



A historia da bruxa Croquilda, que se encontra com muita fome e resolve fazer uma sopa, mas está faltando alguns ingredientes.

A bruxa Salomé
















Uma interessante história de crianças que desobedecem a mãe e são capturadas pela bruxa Salomé, com personagens que possuem o nome dos dias da semana é uma boa pedida para os pequenos.

Eu indiquei aqui apenas algumas das minhas preferências, mas as possibilidades para a leitura deleite são imensas, você pode variar e explorar poemas, contos tradicionais, novas versões de histórias conhecidas das crianças, textos informativos e etc.

Eu espero que gostem e um grande abraço e até a próxima.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário