terça-feira, 16 de agosto de 2011

Atividades para o Folclore

Olá.
Já está chegando o dia do Folclore, 22 de agosto, então resolvi postar algumas atividades sobre o tema, assim pode servir de inspiração para que outros professores prepare suas aulas.
Espero que gostem. Um grande beijo a todos.

O que é o Folclore?
O Folclore nada mais é que um conjunto das crenças, tradições e costumes popular, os quais são transmitidos de geração em geração por meio de lendas, canções e costumes.
A palavra folclore vem do inglês: 
Folk - povo
lore - conhecimento

Algumas brincadeiras folcloricas para propor a turma:

Passa anel;
Ciranda;
Pula corda;
Amarelinha;
Cabra cega;
O mestre manda;
Cinco Marias;
Esconde esconde...

Obs: Estas brincadeiras podem ser adaptadas e aplicadas a turmas de vários níveis.

Alguns mitos e lendas brasileiras:

Boitatá
É representado por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".
Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
Lobisomem
 Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro com uma bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

Pisadeira
É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.
Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.
Saci-Pererê
O Saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Algumas sugestões de atividades:  

     




Adorei esta atividade, vou fazer utilizando garrafas pet de 250ml









Os costumes e cultura popular devem ser trabalhadas durante todo o ano e não apenas no folclore, não precisamos esperar esta data para propor atividades relacionadas as lendas brasileiras, costumes populares, brincadeiras típicas e etc.
Espero que tenha ajudado e até mais.












 

Músicas:
Clique no link abaixo para baixar algumas músicas sobre o folclore, são ótimas para o trablho em sala de aula.




3 comentários:

  1. Legal estas atividades para o folclore

    ResponderExcluir
  2. adorei as sugestões de atividades, continue com o blog. Amei!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito deste blog, ele trata a educação de forma séria e profissional. Parabéns!

    ResponderExcluir