terça-feira, 13 de outubro de 2015

Atividades com barquinhos de papel - Educação Infantil

Atividade dia mundial da água - fase 2c 2010

Olá.
A sugestão de hoje é de uma atividade externa com água e barquinho de papel, ideal para ser realizada com a Educação Infantil, o contato com a água proporciona sensações nos pequenos que ajudam no seu desenvolvimento.
Faixa etária: 3 a 5 anos
Objetivos: Trabalhar coordenação motora, experimentar novas sensações, estimular a criatividade, desenvolver a oralidade, conscientizar as crianças sobre o consumo sustentável da água.
Materiais necessários: 
Folhas de revista
Uma bacia ou recipiente grande com água
Desenvolvimento: Avise os pais ou responsáveis com antecedência que haverá uma atividade com água para que mandem, no dia, uma muda de roupa, caso necessite.
Converse com as crianças e fale sobre a importância da água para nossa vida, faça uma lista de onde utilizamos água (na hora do  banho, no preparo de alimentos, na limpeza da casa e etc.), inclua nesta conversa as atividades de lazer, como natação e algumas brincadeiras.
Peça para que os alunos façam um desenho sobre o tema trabalhado, você pode propor neste momento uma técnica de pintura com guache e água, para explorar ainda mais o tema.
Num segundo momento, eu sugiro outra aula, conte uma história sobre barquinhos, pode ser inventada, inicie e depois estimule para que as crianças continuem contando.
Faça barquinhos de dobradura com as folhas de revista, estimule os alunos para que cada um tente fazer seu próprio barquinho.
Depois os leve para um ambiente externo encha uma bacia com água e deixe que os pequenos brinquem e façam descobertas. Fotografe para que possa ter um registro da atividade e também não se esqueça de fazer anotações das suas impressões, durante a brincadeira participe e estimule as crianças. Eles vão adorar!
Avaliação:  Se dará por meio de observação, registro escrito e fotográfico.
Dica: Que tal fazer um  painel com fotos da atividade e expor em local visível para os pais e colegas? assim todos podem apreciar.
Espero que gostem. Um abraço e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário