Postagens recentes. Confiram!

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Conselho de Classe


Conselho escolar
Olá.
O post de hoje trata do conselho de classe, afinal já estamos no final do bimestre e a grande maioria das escolas efetuam esta tarefa. Vamos falar um pouco sobre o que é o conselho de classe, quais são suas finalidades e de que formas podemos realizá-lo.
O conselho de classe é uma ferramenta avaliativa, este momento serve para que professores e equipe escolar possam avaliar e refletir sobre o desempenho dos alunos. O conselho ainda pode servir para avaliar também o docente e o trabalho realizado pela escola como um todo.
Devemos nos atentar para que este momento não se restrinja apenas em "fechar as notas",  devemos transformar este encontro em oportunidade de discussão e apontamentos de soluções.
No conselho de classe é onde os profissionais se reúnem para levantar aspectos importantes do trabalho realizado durante o bimestre, para falar sobre o desempenho dos alunos, as estratégias utilizadas em sala, o que deu certo e o que pode ser modificado.
Geralmente acaba se transformando em mais um encontro burocrático, onde professores relatam suas angústias em relação a indisciplina de alunos. Mas é muito mais que isso. Se você é coordenador ou diretor, não deixe que uma ferramenta avaliativa tão rica seja banalizada desta forma.
Utilize estratégias para que o conselho se torne útil, ajudando os docentes a enxergarem problemas e soluções que estejam ocorrendo na unidade escolar, assim poderá ser traçadas novas estratégias para o próximo bimestre e garantir o sucesso do aprendizado.
charge notas
Tipos de conselho
Existem diversas formas de se realizar um conselho de classe, uma delas é o conselho participativo, onde alunos e pais participam juntamente com professores e discutem os problemas apresentados.  Este tipo de conselho é típico de uma gestão democrática, onde as decisões são tomadas em conjunto e a participação da comunidade escolar é mais frequente.
Considero um dos melhores tipos de conselho, no início pode ser mais trabalhoso, porém os resultados valem a pena. Conforme a comunidade e os alunos começam a participar vão tomando consciência da importância da escola e sente-se parte do que acontece na  mesma, colaborando para o bom andamento das atividades escolares.
Pré- conselho
É uma prévia do conselho, geralmente um questionário que o professor preenche, relatando pontos importantes de sua turma, desempenho, comportamento, estratégias utilizadas entre outros. Assim a coordenação pedagógica da escola pode se preparar para os assuntos que serão levantados durante o conselho, mediando e tornando mais fácil a busca por soluções.
Conselho tradicional
Este é o realizado por muitas escolas, os professores se reúnem para falar das notas e indisciplina dos alunos e ali decidem quem deve ser aprovado ou retido. Essa forma de conselho costuma ser rápida e pouco trabalhosa, porém não avalia os alunos e nem o trabalho docente, o que consequentemente não agrega para o desenvolvimento do trabalho pedagógico da unidade escolar.
Eu espero que  vocês gostem. Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário