domingo, 20 de setembro de 2015

Noção de quantidade para Educação Infantil

Olá .
Hoje vamos falar sobre noção de quantidade, como trabalhar esta questão com crianças do maternal (3 anos), como fazer os pequenos compreender e adquirir a noção de quantidade e daremos algumas sugestões de atividades e inspirações para você trabalhar com a sua turma.
noção de quantidade

Para trabalhar a noção de quantidade com crianças nesta faixa etária é necessário muita ludicidade, diversificação das atividades e persistência, pois é um trabalho paulatino, que deve ser retomado constantemente para se obter sucesso.
A primeira e principal dica é: utilize este conceito no cotidiano, mostre para os alunos que a matemática faz parte da nossa vida. Faça a contagem diária dos alunos, peça para que os mesmos participem, para isso eleja o ajudante do dia.
Não se restrinja a contar apenas os alunos, conte objetos, brinquedos, materiais. Na hora de organizar a sala depois de uma brincadeira conte os brinquedos que estão sendo guardados, antes de uma atividade conte os materiais que serão utilizados junto com as crianças. Assim fica tudo mais significativo e com a participação deles o conteúdo é internalizado com mais facilidade.
Você pode desenhar os números em cartazes e pedir para que os pequenos façam colagem e representar a quantidade com desenhos ou objetos. Poderá até fazer um livro dos números, onde será representado números de 1 a 10. Como na imagem a seguir.
noção de quantidade 1
Esconder objetos na piscina de bolinhas ou bolinhas de determinada cor e pedir para as crianças encontrarem também é uma boa forma de trabalhar noção de quantidade.  Peça para que eles procurem por um número determinado de objetos, depois conte junto com eles e questione, quem encontrou mais? quem encontrou menos? e etc.
noção de quantidade 3

Você ainda pode trabalhar com músicas, são muitas canções que trabalham quantidade: "a galinha do vizinho" , "Elefante ",  "indiozinho" entre outras.
Você pode fazer um cartaz para representar a música e as quantidades trabalhadas e também atividades individualizadas.
E que tal aproveitar que a primavera está chegando e confeccionar um lindo jardim com os alunos, façam dobraduras de flores e  coloque em vasos, depois faça um levantamento de quantos tipos de flores há no jardim, as crianças vão adorar.
Vou ficando por aqui. Espero que gostem e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário