Postagens recentes. Confiram!

domingo, 29 de maio de 2016

Atividades com poliedros - Prismas

Olá.
Hoje trago sugestões para trabalhar figuras geométricas com o 5º ano, tenho uma sugestão de trabalho com atividades com poliedros - prismas. Que pode ajudar quem está trabalhando com este conteúdo.
A aula tem duração de 50 minutos
Objetivos: Reconhecer e nomear prismas conforme o polígono da base; Identificar planificação de superfícies de prismas; relacionar prismas como uma classe dos poliedros.
  • Primeiramente leve o desenho de alguns moldes para a sala e apresente aos alunos.
  • Depois peça para que cada aluno escolha dois moldes, então proponha que eles dobrem na parte marcada e cole, formando a figura geométrica.
  • Converse com os alunos e fale o nome das figuras que eles montaram, peça para comparar com o dos colegas e verificar as semelhanças e diferenças.
  • Explique aos alunos que quando o sólido tem a superfície formada apenas por figuras planas são classificados de poliedros, fale também sobre vértices, arestas e faces.
  • Por último peça que os alunos respondam no caderno:
a)  Quantas faces tem esse sólido?
b)  Quantas arestas ele tem?
c)  E quantos vértices?
d)  Por que esse sólido é classificado como poliedro?
e)  Quais são as figuras que formam a base do prisma?
Após os alunos terminarem a atividade, converse com eles e fale que há outros tipos de poliedros, e não apenas prismas. Você pode pedir uma pesquisa como lição de casa, assim reforça o tema.
Segue alguns moldes de prisma para você utilizar durante a aula.
PRISMA HEZAGONAL


PRISMA MOLDE PENTAGONALPRISMA TRIANGULAR

Este conteúdo rende uma boa aula de matemática, que poderá ser retomada e continuada em outro momento. Espero que gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário