terça-feira, 26 de julho de 2016

Painel de metas para o bimestre

Painel de metas
Olá.
Hoje trago como sugestão uma atividade que leva a turma a refletir sobre o que querem aprender, o que esperam da escola e quais são seus objetivos.
Este tipo de atividade se torna muito interessante porque as crianças nos surpreende, muitos desejam notas melhores, aprender mais de determinada disciplina, que os pais se orgulhem deles e etc.
Ter metas é bom para todos, pois as metas organizam nossas vidas e nos ajudam a chegar em algum lugar. Construir o painel é uma forma de incentivo, assim o objetivo fica ali registrado e nos dá mais motivação para correr atrás do que desejamos. Na escola, com nossos alunos não é diferente. Criar metas junto com eles pode ser muito proveitoso, pois a turma vai se esforçar para alcançar seus objetivos.Painel de metas
Então vamos à atividade:
  1. Faça uma roda de conversa com os alunos e fale sobre objetivos e metas, explique que quando queremos muito alguma coisa, as vezes precisamos abrir mão de outras para conquistar nossos desejos.
  2. Distribua entre os alunos pedacinhos de papel, usei cartolina em pequenos pedaços meio arredondados, mas você pode soltar a imaginação e utilizar formas, cores e o material que quiser.
  3. Depois proponha que eles anotem neste papel uma meta para o bimestre, relacionada à escola, pode ser notas melhores, participar de passeios, conhecer novos colegas, o que eles quiserem.
  4. Oriente os alunos que as metas devem ser próximas da realidade, que não será bacana um aluno escolher algo muito difícil de ser alcançado, porque depois correrá o risco de não cumprir sua meta. Cite exemplos, conte história de alguém que queria muito conquistar um objetivo e o caminho que esta pessoa teve que fazer para chegar lá.
  5. Depois que as crianças escreverem e enfeitar o papel com o gosto deles, peça para que cada um apresente sua meta para os colegas, e junto com a turma fale sobre ideias de como conseguir conquistar este objetivo.
  6. Depois de expor sua meta, o aluno deve colar em um mural ou painel, o qual deve ficar em um local visível, para que eles possam ter contato com estas metas todos os dias.
painel dos sonhos
É interessante que você deixe que os alunos confeccionem tudo, assim fica com o toque deles e valoriza a atividade.
Retome essas metas em outras aulas, sempre relembrando o que cada um escreveu e o caminho que precisa percorrer para chegar lá.
Comente com eles quem está conseguindo, quem precisa melhorar e juntos procurem estratégias para alcançar os objetivos.
Não se esqueça de colocar no painel o seu objetivo também.
Essa atividade foi realizada com uma turma de 4º ano, mas pode ser feita em qualquer faixa etária.
Espero que gostem e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário