Olá.
Todos nós sabemos que o planejamento é uma ferramenta muito importante para a organização do trabalho docente, imagine como seria uma aula de improviso, onde o professor não faz a mínima ideia do que fazer, com certeza a aula seria muito confusa.
O semanário não deixa de ser um planejamento, é com esta ferramenta que planejamos as atividades da semana e conseguimos organizar nossas aulas.
O semanário é exigido na maioria das escolas, em todas modalidades de ensino.
Para facilitar a minha vida, costumo elaborar o semanário para o mês inteiro, assim não preciso me preocupar com ele no restante do mês. Se for preciso, faço mudanças ou adaptações, mas geralmente não é necessário modificar e garanto, essa prática torna meu trabalho bem mais fácil.
Hoje vim compartilhar com vocês semanários para o 4º ano. Para quem trabalha com 3º ou 5º ano pode adaptar algumas atividades e utilizar o semanário também.
Bom, vamos conferir.
De: 01/08 a 05/08
DISCIPLINA | SEGUNDA | TERÇA | QUARTA | QUINTA | SEXTA |
OBJETIVOS | .Revisar adição e subtração, verificar o conhecimento em relação à multiplicação; Criar e reforçar o hábito de estudar; Identificar informações em um texto; Refletir sobre questões ortográficas; Resolver problemas por enunciados escritos envolvendo as quatro operações. | ||||
LEITURA | As cartas de Gabriela (Ruth Rocha) | Contos indígenas – a lenda do beija flor | Livro: O senhor dos pássaros | Texto informativo sobre olimpíadas | Menino de negócios ( Ruth Rocha) |
PORTUGUÊS | Revisão dos conteúdos vistos no 2º bimestre | Produção de texto | Gramática: Encontro vocálico | Gramática: Encontro consonantal | |
MATEMÁTICA | Revisão de adição e subtração | Revisão de multiplicação | Conceito de divisão | Situações problemas | |
GEOGRAFIA | Expectativas para o bimestre | ||||
HISTÓRIA | Expectativas para o bimestre | ||||
CIÊNCIAS | Revisão dos conteúdos do 2º bimestre | ||||
LIÇÃO DE CASA | Adição e subtração | Problemas envolvendo multiplicação | Exercícios de fixação | Exercícios de fixação | |
OBSERVAÇÕES | Mind Lab |
DE: 08/08 a 12/08
DISCIPLINA | SEGUNDA | TERÇA | QUARTA | QUINTA | SEXTA |
OBJETIVOS | .Resolver situações problemas envolvendo multiplicação e divisão; Interpretar tabelas; Produzir textos; Identificar informações em um texto. | ||||
LEITURA | Música: O carimbador maluco (Raul Seixas) | Livro: Na minha escola todo mundo é igual | Texto informativo sobre terrorismo | Branca de Neve | A escolha das crianças |
PORTUGUÊS | Interpretação de texto; Ortografia, uso do e/i nos finais das palavras | Produção de texto: Narrativa | Correção da produção de texto e retomar ortografia uso do e/i | Gramática: substantivo e encontro vocálico | |
MATEMÁTICA | Conceito de divisão e situações problemas | Correção dos problemas da aula anterior | Retomar divisão | Tabelas (tema Olimpíadas) | |
GEOGRAFIA | Revisão dos conteúdos do 2º bimestre | ||||
HISTÓRIA | Revisão dos conteúdos do 2º bimestre | ||||
CIÊNCIAS | Meio ambiente – Projeto | ||||
LIÇÃO DE CASA | Exercícios de fixação | Exercícios de fixação | Contas de divisão | Exercícios de fixação | Exercícios de fixação |
De: 15/08 a 19/08
DISCIPLINA | SEGUNDA | TERÇA | QUARTA | QUINTA | SEXTA |
OBJETIVOS | .Revisar texto escrito refletindo sobre o uso da linguagem; Refletir sobre o uso da ortografia na escrita; analisar e resolver situações problemas. | ||||
LEITURA | Texto informativo sobre as Olimpíadas | Retomar Lenda do Beija flor | O reino perdido do beleléu | Contos do folclore brasileiro – Curupira | A escolha das crianças |
PORTUGUÊS | Ortografia: uso do o/u nos finais das palavras | Produção de texto: retomar narrativa | Interpretação de textos | Encontro vocálico e dígrafo | |
MATEMÁTICA | Números ordinais | Retomar números ordinais e tabelas | Medidas: centímetros e milímetros | Retomar perímetro | |
GEOGRAFIA | Vegetação no Brasil | ||||
HISTÓRIA | O café no Brasil | ||||
CIÊNCIAS | |||||
LIÇÃO DE CASA | Exercícios de fixação | Exercícios de fixação | Exercícios com tabelas | Exercícios de fixação | Exercícios de fixação |
OBSERVAÇÕES | Mind Lab |
De: 22/08 a 26/08
DISCIPLINA | SEGUNDA | TERÇA | QUARTA | QUINTA | SEXTA |
OBJETIVOS | . | ||||
LEITURA | Contos do folclore brasileiro – Mula sem cabeça | Texto informativo sobre Olimpíadas | Sobrou pra mim (Ruth Rocha) | Livro: A outra Marina | Livro: A outra Marina |
PORTUGUÊS | Ortografia: uso se dez ou des; maneira de falar | Produção de texto – Poema | Interpretação de texto | Substantivos e gírias | |
MATEMÁTICA | Retomar adição e subtração em tabelas e gráficos | Formas geométricas – Pirâmide | Noção de tempo – relógio e calendário | Retomar multiplicação e divisão | |
GEOGRAFIA | Ação humana na natureza | ||||
HISTÓRIA | Imigrantes e trabalho | ||||
CIÊNCIAS | Movimento de translação | ||||
LIÇÃO DE CASA | Questionário sobre os temas trabalhados | Exercícios de fixação | Exercícios de fixação | Exercícios de fixação |
Eu espero que gostem. Até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário