Olá.
Muitas colegas e até mães me questionam sobre como deve ser a rotina na Educação Infantil, por isso resolvi atualizar este post.
Nele vou falar um pouco sobre a importância da rotina nesta fase da Educação e como estruturá-la de uma maneira que contribua para o trabalho docente.
Ter uma rotina é algo fundamental para o desenvolvimento e aprendizado das crianças, elas necessitam disso para se adaptar, ter segurança e organizar o pensamento. Esta ferramenta também ajuda os professores a ter uma aula mais organizada, se planejar melhor e ter mais segurança, pois sabe exatamente o que deve fazer e o momento em que as atividades diárias vão ocorrer.
Isso tudo estrutura e organiza o nosso pensamento, torna o dia mais agradável e otimiza o tempo. O trabalho se torna mais leve e as atividades apresentam um rendimento melhor.
Organizar uma rotina não é tarefa fácil, deve ser feito em conjunto professores, coordenadores, diretores e demais funcionários da escola, porque os horários devem ser adequados para que não aconteça de ter criança demais na hora do almoço, ou que uma sala esteja fazendo uma atividade muito barulhenta enquanto a outra está na hora do sono.
Deve ser observado os espaços da escola, a quantidade de criança que cada um comporta, a faixa etária das crianças, para que não fiquem muitas turmas no parque ao mesmo tempo, por exemplo.
A quantidade de funcionários e o tempo de execução de tarefas como escovar os dentes, também devem ser levados em consideração.
A rotina precisa ser pensada antes mesmo das aulas começarem, uma dica para quem trabalha com coordenação ou precisa desenvolver a rotina da sua escola é, organize as atividades em comum, aquelas que todas as salas vão executar e que dependem de espaços fora da sala de aula, como parque, almoço, entrada, saída, escovação e etc. Faça a organização dessas atividades com muita calma e antecedência, depois passe para os professores, escute a opinião deles, entre num acordo com a equipe.
Já as atividades que serão realizadas em sala de aula, cada professor pode ter mais liberdade para montar sua própria rotina.
A hora da saída e da entrada deve ser bem organizada para que não haja tumulto, assim a segurança das crianças fica garantida.
Segue abaixo dois modelos de rotina para que vocês tenham alguma inspiração.
Lembrando sempre que é só uma sugestão e pode ser adaptada ou modificada de acordo com a necessidade de cada turma.
Horário | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
Entrada | Revistas | Massinha | Brinquedos | Legos | Brinquedos de casa |
Roda de conversa | Fim de semana | Combinados | Folclore | Higiene pessoal | Identidade |
Atividade | Desenho livre | Desenho com interferência | Escultura com argila | Colagem | Releitura de obra de arte |
Músicas | Músicas diversas | Músicas clássicas | Samba de raiz | Cantigas de roda | Músicas diversas |
Lanche | |||||
Parque | Livre | Brincadeiras dirigidas | Livre | Brincadeiras dirigidas | livre |
História | João e Maria | Lendas indígenas | Chapeuzinho vermelho | Contos populares | Branca de neve |
Entrada | 7:00 |
Café da manhã | 7:30 |
Roda de conversa | 8:15 |
Brinquedos | 9:00 |
Hidratação | 9:30 |
Atividade | 10:00 |
Parque | 10:40 |
Almoço | 11:00 |
Escovação | 11:40 |
Hora do sono | 12:00 |
Hidratação | 13:30 |
História | 14:00 |
Brincadeira dirigida | 14:30 |
Lanche | 15:00 |
Parque | 15:30 |
Organização para saída | 16:00 |
Saída | 16:30 |
E vocês ? como organizam a rotina na sua escola? Conte para gente nos comentários.
Um grande beijo e até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário