terça-feira, 30 de maio de 2017

Crachá de mesa e silabário

Olá.

A dica de hoje é especialmente para quem trabalha com alfabetização, vamos falar um pouco sobre o crachá de mesa e o silabário.

O crachá de mesa e o silabário são duas ferramentas importantes que nos ajuda durante o processo de alfabetização, na verdade são fichas que os alunos podem consultar na hora de escrever e assim vai facilitando a prática até que a criança esteja apta.

O crachá de mesa é uma plaquinha que colocamos sobre a mesa com o nome da criança, este item pode ser utilizado até mesmo em salas de pré escola, como o Jardim.

Além de facilitar para que o aluno consulte o próprio nome e o escreva, facilita para que o professor memorize o nome dos alunos, ajuda ainda na identificação e reconhecimento das letras.

Neste modelo, que disponibilizo aqui no blog, acrescentei o alfabeto, é muito útil para turmas de ano ou turmas que ainda estão conhecendo as letras.

Também pode ser utilizado para crianças que estão aprendendo letra cursiva e pode ser impresso ou simplesmente feito à mão.  Você pode confeccionar juntamente com os alunos.

crachá de mesa com alfabeto, para alfabetização
Quando o aluno já estiver dominando as letras vem uma etapa mais complexa, as sílabas e depois a leitura das palavras, o silabário ajuda muito os pequenos, sendo uma fonte de consulta na hora de escrever algumas palavras.

Mesmo para quem trabalha com um método global ou de maneira mais construtivista o silabário pode ser um aliado, tudo depende da forma como será trabalhado, se for de maneira tradicional, massante, tomando leitura, aí acaba se tornando uma ferramenta tradicional, mas se for uma ficha de consulta que vai ajudar o aluno a ter mais autonomia pode perfeitamente ser utilizado dentro de uma abordagem mais moderna.

Alguns modelos de silabário vêm com desenhos para ajudar na memorização das sílabas, eu particularmente prefiro sem os desenhos, apenas com as sílabas, já que o "FA" pode ser de inúmeras palavras e não apenas de "FACA", logo abaixo segue um modelo simples que também pode ser confeccionado junto com os alunos.

modelo de silabário para alfabetização

Este tipo de material deve ser usado em atividades diárias, pois a criança precisa ter muito contato para que o processo de aprendizado seja mais rápido.

Podemos diversificar as atividades fazendo leituras, montagem de silabário, cartazes e brincadeiras para que se torne algo mais lúdico e significativo.

Eu espero que gostem.

Um grande beijo e até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário