terça-feira, 27 de junho de 2017

Alfabeto com caixa de pizza.

atividade de alfabetização

Olá.

A dica de hoje é especialmente para quem trabalha com alfabetização. Todos nós sabemos que nesta fase precisamos trabalhar com o alfabeto de diversas maneiras para que os pequenos reconheçam e identifique as letras, então venho sugerir trabalhar o alfabeto utilizando caixas de pizza.

É uma maneira de diversificar atividades com o alfabeto, fica com uma ilustração grande e de fácil visualização e as crianças se envolvem e acabam se interessando por ser uma atividade diferente, (o simples fato de usarmos um material diferente já é um fator para chamar atenção dos alunos).

Você pode solicitar o material dos pais, vá guardando até adquirir a quantidade necessária, uma tampa para cada letra do alfabeto, ou seja, você vai precisar de 26 tampas de caixa de pizza.

Imprima as letras do alfabeto, na foto estamos utilizando a letra bastão e a cursiva, você pode imprimir de acordo com o que estiver trabalhando com sua turma.

Depois cole nas tampas e prepare algumas imagens de figuras cujo nome comece com as letras do alfabeto, por exemplo, sapo, panela e etc.

Caso prefira pode imprimir os nomes dos colegas e trabalhar com nome próprio ao invés das figuras.

Depois faça uma roda de conversa com as crianças e fale sobre a importância das letras para a escrita e na vida das pessoas, depois exponha as tampas com o alfabeto, se preferir você pode colar o alfabeto junto com as crianças.

Mostre para os alunos, peça para que eles identifiquem algumas letras e deixe que explorem o material.

Depois ofereça as figuras e peça para que eles encontrem a letra inicial de cada figura.

Deixe as tampas com o alfabeto exposto, juntamente com as produções dos alunos.

Este tipo de atividade é enriquecedor e ajuda muito no processo de alfabetização das crianças.

Eu espero que goste.

Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário