sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Diagnóstico escolar



Olá.

Mais um ano letivo se inicia e junto com ele começa a nossa correria. O professor tem tantas atribuições que precisa ser organizado para conseguir administrar todas as tarefas sem se enrolar e diminuir a sobrecarga de trabalho.

A primeira etapa ao conhecer a turminha nova, com a qual vamos trabalhar é o Diagnóstico escolar.

Essa é uma importante etapa e deve ser realizada com atenção, o profissional deve dedicar parte de seu tempo para elaborar um bom diagnóstico e aplicá-lo com capricho para que levante o máximo de informações possíveis sobre a turma, a partir daí será realizado um planejamento eficiente e condizente com a realidade, que facilite o trabalho do professor e não seja apenas mais uma tarefa sem sentido, daquelas que nos faz perder tempo e não ajuda em nada.

Então hoje vamos falar de Diagnóstico escolar, ao contrário do que algumas pessoas pensam o diagnóstico não consiste apenas naquele ditado de palavras do mesmo campo semântico (esse aí é a sondagem da hipótese de escrita), o diagnóstico pode e deve ser mais profundo e ir além, podemos utilizar dinâmicas, brincadeiras, jogos, e atividades variadas para identificar quais conteúdos os alunos já sabem, quais eles desconhecem, quais são as maiores dificuldades e as facilidades.

Vou listar aqui algumas ferramentas que eu utilizo para conhecer a minha turma e dar algumas sugestões, lembrando sempre que podem ser adaptadas de acordo com a faixa etária e o perfil dos alunos.

Roda de conversa : Essa é uma das mais antigas e eficientes estratégias para conhecer os novos alunos, você pode fazer variações para que esse momento seja mais agradável e promova a integração da turma, pode utilizar microfone, objetos como uma bola por exemplo e só fala quem estiver segurando o objeto.

A roda de conversa é ideal para o primeiro dia de aula, quando todos estão se conhecendo, durante a conversa poderá ser observado se a criança sabe esperar sua vez, se sabe ouvir o amigo, se é tímido, muito extrovertido, a maneira como se comunica, se tem dificuldade em ficar sentado, entre tantos outros aspectos que podem ser observados. Eu recomendo que durante a roda vá fazendo anotações, pois são muitas informações e podemos esquecer depois.

Questionários: Elabore um questionário com o que você gostaria de saber sobre os alunos e peça que eles respondam, as vezes as respostas escritas são diferentes das que são dadas oralmente, deixe a identificação facultativa, assim se alguém tiver alguma crítica a fazer pode ficar menos inibido, se for trabalhar com uma turma de crianças pequenas, elabore o questionário para os pais. Você poderá perguntar de qual escola o aluno veio, se gosta de estudar, qual a disciplina que mais gosta, qual a que menos gosta, seus lugares preferidos na escola, suas brincadeiras e brinquedos favoritos, os programas de televisão que assiste e etc. Tudo isso fornecerá informações para preparar suas aulas posteriormente.

Produção de texto: A produção de texto pode se tornar tradicional e batida quando pedimos aquela famosa redação "Como foi minhas férias", mas se deixar um tema livre ou até mesmo ler um conto e pedir a reescrita pode se tornar algo diferente é só usar a criatividade, não precisa ser um texto extenso, aqui podemos observar a escrita do aluno, ortografia, pontuação, uso da folha, empunhadura do lápis, caligrafia, coerência, sequência lógica e muios outros aspectos.

Desenho: O desenho é uma boa pedida para quem trabalha com a Educação Infantil, que ainda não  estão de posse da escrita, pode ser um desenho livre, podemos observar o traçado da criança, a noção espacial, a coordenação, a postura, a atenção, se respeita a comanda do professor ou não e muito mais.

Situação problema:  Esta opção é muito boa para quem trabalha com alunos maiores e precisa avaliar como eles estão em matemática, se já compreendem as operações, o raciocínio lógico, a interpretação dos problemas e etc.

Jogos: Os jogos podem se tornar uma poderosa ferramenta para avaliar diversos aspectos, principalmente as habilidades matemáticas, dá para avaliar a noção espacial, coordenação, socialização da criança, noção de sequência numérica, as quatro operações e muito mais.

Uma sugestão de jogo para usar nesta ocasião é a trilha, que pode ser utilizada com qualquer uma das operações matemáticas, com sequência numérica ou outra habilidade que você queira avaliar.

O dominó também é um bom jogo para usar no diagnóstico escolar, podemos usar diversos tipos, dominó de multiplicação, de adição, subtração, divisão ou o que você preferir.

Enfim existem diversas ferramentas para ajudar no diagnóstico dos alunos, sugiro que seja feita anotações das informações que vão sendo levantadas para que não fiquem perdidas. Depois faça uma tabulação dessas informações e utilize no seu planejamento. Tenho certeza de que isso vai ajudar na organização do seu trabalho durante o ano letivo.

Eu espero que gostem.

Um grande beijo e até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário