quarta-feira, 15 de julho de 2020

Trabalho remoto


Olá.

Hoje vamos falar sobre trabalho remoto.

Nunca esteve tão em alta como agora, esse tipo de trabalho também conhecido como teletrabalho não é novidade e já existe há muito tempo. Muitas empresas já aderiram essa modalidade de trabalho, que nada mais é do que trabalho à distância.

Nessa modalidade o funcionário não precisa ir até a empresa, podendo executar sua tarefa de casa ou de qualquer lugar.

Já o home office é um trabalho à distância que é realizado especificamente de casa.

Para melhores resultados deve ser providenciado os equipamentos necessário para a execução das tarefas, computador, boa conexão de internet entre outros. Algumas empresas fornecem celular, mesa, cadeira adequada e até pagam conta de luz e internet do funcionário. Tudo isso pode garantir maior produtividade.

Bom, até aqui falamos de maneira generalizada, mas este ano muitas escolas se viram obrigadas a se adequarem e implantar aulas à distância devido a situação atual (Pandemia causada pelo novo coronavírus).

Da noite para o dia professores tiveram que inovar e adaptar-se a essa modalidade de ensino, que já estava presente na Educação. Então vamos à algumas dicas que podem melhorar a sua produtividade.

Primeiro é preciso conversar com a família, esclarecer os horários de trabalho e pedir colaboração, para que não seja interrompido ou tenha problemas com barulho, gente passando no fundo no momento da sua aula ao vivo ou reunião.

Depois estabeleça uma rotina, é importante ter uma, defina os horários de trabalho, o que terá que fazer durante o dia, reserve momentos para descanso. Assim seu dia ficará mais organizado e consequentemente terá mais produtividade e menos estresse.

Prepare um local adequado de trabalho, não precisa ser muito elaborado, se você não tem um escritório pode ser uma mesa em algum cantinho da sua casa,  deixe nesse espaço tudo que precisa para realizar seu trabalho, agenda, computador, materiais de papelaria e etc.
 
Caso não seja possível ter um espaço com uma mesa só para você  separe seu material de trabalho em uma caixa, assim quando for trabalhar é só pegar a caixa e terá tudo que precisa à mão.  

Reduzir distrações é fundamental para um bom rendimento, então nada de tv, redes sociais, coloque o celular no silencioso e reduza ao máximo as coisas que podem atrapalhar a sua concentração. Uma boa estratégia é utilizar o método pomodoro, que consiste em estabelecer períodos de trabalho e períodos de descanso, trabalhe 50 minutos e para por 5 minutos, nessa pausa você olha o celular, levanta, toma um café. Costuma funcionar bem.

Defina metas,  para cumprir durante o seu dia, pode ser listas de tarefa, planner, agenda, aplicativos. O importante é se organizar e ter uma visão do que deverá cumprir nesse período. 
 
Reserve um tempo para descansar, afinal, ninguém é máquina para trabalhar o tempo todo, esse descanso é importante para a saúde e para garantir uma boa produtividade.

Fique atento para não atender pais, alunos ou gestores fora do seu horário de trabalho, muitas vezes por a comunicação ser via tecnologia as pessoas esquecem o bom senso e enviam mensagem em horas impróprias.Cuidado, se não pode correr o risco de trabalhar muito além do necessário.

 
 
 Tenha uma comunicação clara e objetiva, cuide da escrita e da fala quando estiver nos meios digitais, não se esqueça que aquela mensagem  ou e-mail que você envia para um colega ou seus gestores  ficará registrada, portanto cuidado com as palavras, elas podem se voltar contra você em algum momento.


Estas foram as dicas de hoje, com um pouco de esforço e criatividade a gente consegue adaptar-se a diversas situações, são apenas sugestões e você pode adaptar, criar estratégias e ir testando para saber o que melhor funciona.

Eu espero que gostem.
 
Um grande beijo e até mais.
 
 
 
 



 
 











 
 
 
 

 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário