sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

5 brincadeiras para volta às aulas



Olá.

No início das aulas passamos por momentos difíceis de adaptação, principalmente na Educação Infantil. Pensando em suavizar essa fase, hoje vamos propor algumas brincadeiras interessantes, que podem ser feitas nas primeiras semanas de aula, para promover a interação da turma, aumentar o sentimento de segurança dos alunos e integrá-los à rotina escolar.

Brincadeiras são atividades que estão totalmente inseridas no universo infantil, por isso são tão adequadas para o período de adaptação.

Se quiser saber mais falo sobre adaptação escolar neste post aqui 

1. Brincadeira de esconder

Com muitas variações essa brincadeira é indicada para crianças de berçário (de 7 meses a 1 ano e seis meses)

Se você trabalha com uma turminha nesta faixa etária deve se preparar para muito choro. Brincar de esconder pode ser uma boa pedida. 

Cubra o rosto com um pano e depois descubra, enquanto conversa com a criança, dizendo que achou. Você ainda pode fazer a mesma brincadeira com objetos.

2. Brincadeira de passar a bola e dizer o nome

Essa brincadeira pode ser aplicada  em crianças de mini maternal e maternal (de 2 anos até 3 anos).

Consiste em  fazer um círculo com os alunos e passar uma bola ou algum objeto enquanto canta uma música, quando a música acabar a criança que estiver segurando a bola terá que dizer seu nome.

Se quiser fazer a brincadeira com crianças maiores pode pedir para eles se apresentarem, dizer o que  gosta de fazer e etc.

Sugestão de música: "Passe a bola não deixe parar, em quem parar falará seu nome." Costumo cantar no ritmo de Escravos de Jó.

3. Troca de elogios

Costumo usar essa brincadeira com crianças maiores do Ensino Fundamental.

O professor prepara uma caixa com lembrancinhas de volta às aulas. Cada criança deverá pegar uma lembrancinha e escolher um colega para fazer um elogio e entregar-lhe a lembrancinha, isso deve ir acontecendo sem repetir as crianças até que todas recebam uma lembrancinha e um elogio.

Esse tipo de atividade promove a integração do grupo e cooperação entre os alunos.

4. Dança dos balões

Essa brincadeira é bem animada e pode ser realizada com turmas das mais diferentes faixa etária.

Escreva bilhetinhos de incentivo e coloque dentro de balões e os encha.

Coloque uma música animada, enquanto a música toca as crianças devem dançar sem deixar os balões cair. Quando parar a música cada criança pega um balão.

No final da brinca cada  criança estoura seu balão e lê a mensagem para o grupo.

Com essa brincadeira você já pode avaliar como está a leitura em voz alta de seus alunos.

5. Árvore dos desejos

É uma dinâmica muito interessante e as crianças costumam ser surpreendente.

Confeccione uma árvore junto com os alunos pode ser um desenho numa cartolina, depois distribua cartões em formato de frutos para os alunos, peça para que eles escrevam um desejo relacionado a escola, pode ser algo que queiram aprender, uma nota que gostariam de alcançar e etc.

Depois cada criança cola seu fruto na árvore que ficará fixada em um local visível.

Se resolver fazer essa atividade com turmas que os alunos ainda não estão alfabetizados você pode pedir para que eles desenhem os  desejos.

Essas atividades servem para quebrar o gelo, integrar a turma e promover a cooperação. E ainda te ajuda a conhecer a turma com a qual vai trabalhar.

Eu espero que gostem.

Um grande beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário