Olá.
Hoje vamos falar de uma ferramenta muito utilizada pelos profissionais que trabalham com alfabetização, que é a sondagem.
A sondagem é uma atividade realizada para avaliar a hipótese de escrita na qual a criança se encontra.
Como fazer.
Para realizar uma sondagem você deve fazer de forma individual, chamar uma criança de cada vez.
Dê um papel e um lápis para o aluno e peça para que ele escreva algumas palavras.
Você deve ditar 4 palavras do mesmo campo semântico, depois você deve ditar uma frase simples que tenha uma das palavras anteriores. É importante que as palavras sejam ditadas na seguinte ordem:
1º uma polissílaba;
2º uma trissílaba;
3º uma dissílaba;
4º uma monossílaba
E por último a frase contendo uma das palavras do ditado.
Depois peça para que a criança leia e observe como ela faz a leitura, se ela aponta com o dedo, se lê silabando ou se faz uma leitura global.
A leitura deve ser solicitada após cada escrita, sendo assim o professor dita a primeira palavra e pede para o aluno ler, dita a próxima e pede para que o aluno faça a leitura e assim por diante.
A criança pode apresentar as seguintes hipóteses de escrita:
- Pré silábica
Essa hipótese é longa e a criança ainda não descobriu o que a escrita nota.
Nesse período há um grande trabalho cognitivo.
Algumas crianças ainda não distinguem desenho da escrita.
A criança acha que a escrita deve ser parecida com o objeto (realismo nominal)
- Silábica
Ao ler as palavras pronunciam dividindo-a em sílabas.
Já sabe que a escrita representa o som.
Costuma usar uma letra para cada som.
Nesta fase costumamos analisar dividindo-a em dois sub grupos:
Silábica sem valor sonoro ou quantitativa
A criança coloca uma letra para cada som, mas geralmente as letras usadas não tem a ver com o som das sílabas orais.
Silábica com valor sonoro ou qualitativa
Nesse caso a criança procura utilizar letras que tenha um som parecido com o da sílaba oral, muitas vezes utilizam vogais.
- Silábica alfabética
Esse é um período de transição da hipótese silábica para a alfabética.
É quando a criança descobre que precisa utilizar mais letras para escrever.
Nesta etapa a criança precisa aprender as consoantes e seus valores sonoros para que possa migrar para a hipótese alfabética.
- Alfabética
Essa se trata da fase final no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética, a criança coloca uma letra por fonema, mas ainda comete muitos erros ortográficos.
Após identificar a hipótese de escrita do aluno é possível preparar e aplicar atividades mais adequadas, que ajudem a criança de forma conceitual.
Abaixo segue um modelo de lista para sondagem:
Eu espero que gostem.
Um grande beijo e até mais.
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