quarta-feira, 11 de abril de 2018

Avaliação da hipótese de escrita






Olá.

Hoje vamos falar de uma ferramenta muito utilizada pelos profissionais que trabalham com alfabetização, que é a sondagem.

A sondagem é uma atividade realizada para avaliar a hipótese de escrita na qual a criança se encontra.

Como fazer.

Para realizar uma sondagem você deve fazer de forma individual, chamar uma criança de cada vez.

Dê um papel e um lápis para o aluno e peça para que ele escreva algumas palavras.

Você deve ditar 4 palavras do mesmo campo semântico, depois você deve ditar uma frase simples que tenha uma das palavras anteriores. É importante que as palavras sejam ditadas na seguinte ordem:
1º uma polissílaba;
2º uma trissílaba;
3º uma dissílaba;
4º uma monossílaba

E por último a frase contendo uma das palavras do ditado.

Depois peça para que a criança leia e observe como ela faz a leitura, se ela aponta com o dedo, se lê silabando ou se faz uma leitura global.

A leitura deve ser solicitada após cada escrita, sendo assim o professor dita a primeira palavra e pede para o aluno ler, dita a próxima e pede para que o aluno faça a leitura e assim por diante.

A criança pode apresentar as seguintes hipóteses de escrita:

- Pré silábica

Essa hipótese é longa e a criança ainda  não descobriu o que a escrita nota.

Nesse período há um grande trabalho cognitivo.

Algumas crianças ainda não distinguem desenho da escrita.

A criança acha que a escrita deve ser parecida com o objeto (realismo nominal)

- Silábica

Ao ler as palavras pronunciam dividindo-a em sílabas.

Já sabe que a escrita representa o som.

Costuma usar uma letra para cada som.

Nesta fase costumamos analisar dividindo-a em dois sub grupos:

Silábica sem valor sonoro ou quantitativa

A criança coloca uma letra para cada som, mas geralmente as letras usadas não tem a ver com o som das sílabas orais.

Silábica  com valor sonoro ou qualitativa

Nesse caso a criança procura utilizar letras que tenha um som parecido com o da sílaba oral, muitas vezes utilizam vogais.

- Silábica alfabética

Esse é um período de transição da hipótese silábica para a alfabética.

É quando a criança descobre que precisa utilizar mais letras para escrever.

Nesta etapa a criança precisa aprender as consoantes e seus valores sonoros para que possa migrar para a hipótese alfabética.

- Alfabética

Essa se trata da fase final no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética, a criança coloca uma letra por fonema, mas ainda comete muitos erros ortográficos.

Após identificar a hipótese de escrita do aluno é possível preparar e aplicar atividades mais adequadas, que ajudem a criança de forma conceitual.

Abaixo segue um modelo de lista para sondagem:


Eu espero que gostem.

Um grande beijo e até mais.



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